20 de Setembro: onde comemorar o Dia do Gaúcho em Floripa

Amanhã, dia 20 de Setembro, a Revolução Farroupilha completa 178 anos. Há quase dois séculos um grupo de aproximadamente 400 farroupilhas ficaram de tocaia embaixo da Ponte do Azenha e abriram fogo contra os imperiais, vencendo então a primeira batalha da Guerra dos Farrapos e tomando a capital Porto Alegre. Os motivos eram diversos. Se perguntassem aos 400 farrapos quais eram seus anseios com este confronto, teríamos pelo menos 400 motivos diferentes a serem listados. Mas entre estes o desejo de liberdade doe um império tirano e opressor era o denominador comum.

Para grande parte dos gaúchos é uma data a ser comemorada com música, mate e boa comida. E sendo Florianópolis um grande reduto de gaúchos que escolheram Florianópolis para viver e trabalhar, alguns locais abrem espaço para as festividades do 20 de Setembro. Separei três boas dicas pra você curtir o Dia do Gaúcho em Florianópolis:

Xis Costela, mate e música gaúcha no Calota Lanches

semana-farroupilha-calota

O pessoal do Calota, gaúcho uma barbaridade, vai lançar neste 20 de Setembro o seu Xis Costela. O protótipo do lanche novo que pode entrar para o cardápio da casa será apresentado aos gaúchos e catarinas nesta sexta-feira. Durante toda a semana testes com a carne e seus mais diversos tipos de preparo estão sendo feitos para que o produto final seja, como se diz por lá, “de engraxar os bigode!”.

Além do Xis Costela, música da pura cêpa campeira nos alto-falantes e chimarrão no capricho será servido. Você pode levar sua cuia, inclusive, que água quente não faltará. Quem for pilchado a preceito ganha 30% de desconto no lanche.

O Calota Lanches fica na Afonso Delambert Neto, 430, na Lagoa da Conceição.

Homenagem ao Rio Grande do Sul no Meat Shop

semana-farroupilha-meat-shop

O Meat Shop, na SC 401, também faz uma homenagem ao Rio Grande do Sul nesta data. No cardápio campeiro as grandes vedetes: Costelão, Picanha, Maminha, Vazio e Lingüiças. Acompanhamentos também no estilo sulista de fazer comida: Carreteiro de charque, arroz com linguiça, feijão mexido, mogango caramelado, aipim, maionese, farofa e saladas verdes. Ambrosia, Doce de Abóbora com coco, Pudim de leite condensado e Arroz de leite fecham a refeição com as sobremesas tradicionais do estado.

Na parte artística, Ana Negrello apresenta os clássicos gauchescos na voz e violão. O jantar mais o show custam R$75 por pessoa. É necessário reservar pelo telefone (48) 3234-9548.

Semana Farroupilha do Costão do Santinho Resort

semana-farroupilha-costao-santinho

Para os mais abastados que puderem investir R$1.127 (por pessoa, claro), existe um pacote bastante completo para a passagem da Semana Farroupilha, como é tradicionalmente feito pelo empreendimento anualmente. O pacote inclui um show exclusivo com Vitor Ramil e outro com Gilberto Monteiro, além de bailes gauchescos com música tradicionalista. Na gastronomia, comidas típicas e o mais autêntico churrasco gaúcho além de degustação de vinhos riograndenses. No local ainda terá uma exposição de bandeiras gaúchas. Também está inclusa no pacote a programação normal do Costão como Futebol, Vôlei de Praia e Frescobol; Pólo Aquático; Arco e Flecha para adultos; Aulas de Fitness e Alongamento; Sandboard; Slackline e muitos outros esportes para todas idades; “Acqua Baby”; Teatro; Mar Vermelho; Corujinhas Tour; Pagé Maluco (jogo de pega-pega especial); além é claro de caminhadas ecológicas.

O pacote é para três noites e pode ser adquirido diretamente no site do Costão do Santinho.

E aí, gaúchada. Onde vamos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *