Café Cultura: fugindo do buffet no centro de Florianópolis

O centro de Florianópolis é lindo. Quem é nativo como eu, que há pelo menos 20 anos passa pela região central da cidade com frequência, já nem se dá mais conta. Mas quando você sai daquele ritmo frenético que o polo comercial da cidade proporciona e começa a reparar nas belezas da Praça XV de Novembro, no Largo da Catedral, no calçadão da Felipe Schmidt e nas escadarias, se depara novamente com arquitetura, história, patrimônio e muita, muita cultura. Eu me canso de pensar “nossa, nunca tinha visto este prédio”, sendo que o tal prédio as vezes é uma construção com pelo menos o triplo da minha idade.

Café Cultura, um simpático bistrô no centro de Florianópolis
Café Cultura, um simpático bistrô no centro de Florianópolis

Também num casario antigo ao redor da Praça XV, famosa pela sua centenária e casamenteira figueira, funciona o Café Cultura. O lugar é não só um espaço para cafés e lanches, mas uma boa alternativa para quem quer vez por outra fugir dos almoços nos tradicionais buffets do centro da cidade.

Menu do almoço executivo
Menu do almoço executivo

Bastante movimentado e disputado, o Café Cultura oferece um almoço executivo com uma entrada — geralmente salada — e dois pratos, que são diferentes a cada dia, e também um cardápio fixo bem variado de massas, risottos, beirutes, paninis, batata suíca etc.

Morando agora na Ilha de Santa Catarina, tenho ido mais ao centro. E dia destes fui até o Café Cultura pra experimentar o almoço. No dia o cardápio não me chamou atenção, então acabei preferindo um prato do menu. Escolhi um risotto de camarão, feito com arroz arbóreo, camarões, queijo parmesão, nicho de rúcula e lâminas de alho poró.

Cardápio fixo: risottos
Cardápio fixo: risottos

O risotto é muito bem servido, se você me conhece pessoalmente saberá que a frase “eu fiquei satisfeito bem antes de terminá-lo” quer dizer que qualquer pessoa normal comendo também ficará satisfeita. Risotto por si só já é um prato forte, pesado, visto a quantidade de amido do arroz arbório, gordura, possíveis queijos e a manteiga. E o camarão, matéria-prima abundante na nossa terra, não é economizado no feitio do prato. Ele é delicioso, bem temperado e feito na hora, obviamente.

Risotto de camarões com nicho de rúcula e lâminas de alho poró.
Risotto de camarões com nicho de rúcula e lâminas de alho poró.

O ambiente é agradável, embora no almoço seja sempre cheio e movimentado, mas não deixa de ser um pouco aconchegante. Se você preferir o espaço do segundo andar, então, melhor. Além de mais calmo você tem a vista do largo da Catedral Metropolitana e a supracitada praça.

Café Cultura
Café Cultura

O atendimento é rápido. Como já disse, o almoço é movimentado, então tenha paciência. Leve em consideração que você não está num buffet e se você for solicitar um prato do menu, ele terá que ser preparado. Pelo que vi quem pedia o almoço executivo, ele é servido rapidamente.

Vale a visita!

Café Cultura

  • Endereço: Praça XV de Novembro, 352. Centro – Florianópolis, SC.
  • Telefone: (48) 3364-3223
  • Acerita cartões: sim
  • Estacionamento: não
  • Wifi: sim

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *