Meu Cantinho: o tradicional assado sempre melhor

Eu devia ter uns 6 ou 7 anos de idade quando fui ao Meu Cantinho pela primeira vez. Lembro-me vagamente de andar pelas ruas do Kobrasol, de mãos dadas com meus pais. Era um ritual sagrado aos domingos irmos almoçar naquela churrascaria. Naquela época as mesas eram forradas com papel liso, branco. Fazíamos o pedido, o churrasco era feito na hora, e logo vinha uma maionese e uma salada de palmito. Tudo à lá carte.

Vinte e três anos depois, ainda sou cliente do Meu Cantinho. Não tenho ido com a mesma frequência religiosa de antanho, mas procuro visitá-los sempre que posso. Há quase três já tenho esse blog e, como dizem, santo de casa não faz milagre. Sendo eu da casa, ainda não tinha feito um post sobre eles, erro que começo a corrigir hoje quando este texto vai ao ar.

O Meu Cantinho mudou bastante. Hoje está mais profissional, conta com apoio técnico de nutricionistas e chefs de cozinha que procuram, dentro da rusticidade da comida típica gaúcha, torná-la mais saudável e livre dos problemas de higiene e manipulação de alimentos costumeiros de grandes churrascarias. A maionese não é mais 100% caseira, mas continua gostosa. Não existe mais o tradicional buffet de saladas, agora tudo isso é preparado na hora e servido na mesa, pra garantir não só o sabor da comida como a sua higiene.

Alguns garçons não mudaram, estão ali há 10, 15 anos. O seu Corrêa é do tempo que o Meu Cantinho tinha uma filial na Salvador di Bernardi e era o encarregado da costela, já foi minha inspiração em alguns textos aqui. O atendimento do restaurante também não mudou, você continua se sentindo em casa quando come por lá. Não só os garçons são perfeitos no que fazem, como o Fabrício Barni, funcionário e proprietário desde sempre, gasta alguns minutos com boa prosa e alguns causos passando de mesa em mesa. O Barni é um cara é incrível, vocês precisam conhecê-lo.

meu-cantinho-cardapio

Como já adiantei acima, os pratos são todos à lá carte. Há opções de massas e aves para os chatos que acompanham os carnívoros (sempre tem), mas o quente mesmo são os assados. Oferecem os cortes normais e uma linha especializada em Angus e Hereford, gado de procedência e qualidade garantidas.

meu-cantinho-picanha

Na última visita fui na Picanha Fatiada. Quatro fatias de picanha bovina temperadas no sal grosso e grelhadas. Pode ser servida em porção para 1, 2 ou 3 pessoas. Essa que você vê na foto é para duas pessoas, bem servida. Ela é grelhada na hora, chega na mesa macia, suculenta e muito, mas MUITO saborosa.

Para acompanhar as carnes, você pode escolher duas guarnições. Escolhi a polenta frita e a maionese, claro. Maionese é quase que uma regra nos meus almoços com churrasco. Churrasco sem maionese é crime hediondo.

meu-cantinho-acompanhamentos

Além das guarnições escolhidas você recebe um couvert que inclui pães, manteiga, molho de ervas (chimichurri), caponata e farofa. Aliás, a farofa do Meu Cantinho continua sendo a melhor das que já provei em churrascarias.

meu-cantinho-coracaozinho

Escolhidos os dois acompanhamentos que estão incluídos no prato, existem outras entradas e aperitivos (ou mesmo aditivos ao pedido) no cardápio. Um deles é o famoso coraçãozinho de galinha. Outra iguaria que você pode tentar fazer em casa, nunca é igual ao deles.

meu-cantinho-caesar-salad

Na ocasião o Barni me apresentou uma das novas saladas que estão entrando pro cardápio. Essa é a Salada Caesar, um pouco diferente da original que vai frango, essa recebe o bacon bem picado e frito. Com um molho muito saboroso, faz qualquer carnívoro se render às folhas verdes.

O Barni é um cara que nunca fica parado, tá sempre fazendo coisa nova. Mesmo com sua clientela já fiel ao estabelecimento, molda o cardápio como um artesão. Insere novidades, tira o que não foi bem aceito e assim vai confirmando o Meu Cantinho como uma das melhores churrascarias da cidade.

meu-cantinho-paleta-cordeiro

Na última terça-feira de cada mês, por exemplo, promove a Noite da Paleta de Cordeiro. Hoje, terça-feira, teremos a penúltima edição deste ano. Depois mais uma e ela volta no ano que vem. A Paleta de Cordeiro inteira é servida na mesa (requer reserva), com os molhos tradicionais da casa e aquela farofa que citei acima, além de algumas saladas.

Comer no Meu Cantinho é um misto de sensações. Lembrar dos sabores do passado quando eu ainda mal conseguia mastigar as carnes e diferenciá-las pelo sabor, e continuar amando a casa que não parou no tempo, mas revive a cada visita como uma nova e deliciosa experiência carnívora.

Meu Cantinho Churrascaria

  • Endereço: Rua José Gonzaga Regina Lima, 400. Kobrasol, São José/SC.
  • Telefone: (48) 3259.5757
  • Horário: de segunda à sábado e feriados, das 11h às 23h30. Aos domingos abre das 11h às 16h.
  • Wifi: sim
  • Aceita cartões: sim

 

9 ideias sobre “Meu Cantinho: o tradicional assado sempre melhor”

  1. Acho que sou mais antigo (idade) pois o Fabrício era um piá, onde hoje é o Santander e hoje no comando não deixou a peteca cair. Lugar agradável e de bom cardápio. Pelo menos uma vez ao mês vou pegar um entrecorte familiar.

  2. O tempo de existência da casa só é reflexo da qualidade do serviço e produto, pois é uma das poucas casas de carnes tradicionais da região que consegue manter certo padrão.

    Fiquei com vontade agora 🙁

  3. Mesmo não sendo amante de carnes, houve um dia no ano que resolvi que o almoço tinha de ser churrasco. Foi então que conheci a Meu Cantinho. Ambiente agradável, atendimento ótimo, carne de altíssima qualidade (veja, eu não costumo comer carnes, logo, anseio por excelência), peço sempre acima do ponto e, ao menos na Meu Cantinho, tive essa solicitação atendida com maestria.

  4. O que é a vida se não as marcas que nela deixamos ou então as marcas que a vida nos deixa!
    Agradeço a reportagem! Nos sentimos homenageados.
    Apesar de nossas limitações, nosso objetivo é fazer sempre o melhor! Quem encara trabalhar com restaurantes deve ter consciência que somos industria, comércio e serviços!
    Em nossa casa, são quase 50 funcionários que dependem do Meu Cantinho! O primeiro chega as 7h30 e o último não tem horário para sair! Tenho orgulho da nossa equipe. Um povo que se esmera em se superar, comprometido e valoroso!
    Um abraço!

  5. Meu Cantinho, além de fornecer uma ótima refeição, se transformou num lugar pra encontrar amigos. Tem o Fabrício, o Sr. Corrêa, o Renato, o China, o Ingo, etc. Todos atenciosos, prestativos e amigos.
    Melhor Churrascaria que existe.
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *