Como fazer Sushi em casa

DISCLAIMER: este é um antigo post de um antigo blog meu que eu enterrei essa semana e estou repostando aqui pra não perder o tráfego nem o texto. É uma palhaçada antiga, uma brincadeira com a culinária japonesa. Antes que o salsedo se levante, reitero que é uma brincadeira e que respeito muito as culinárias regionais e as incentivo com muita convicção.

Sempre achei que Sushi era uma baba. Tem todo um mistério acerca dos sushi man que vemos por aí, mas eu creio de verdade que a maior dificuldade que eles têm é achar tanta criatividade para conseguir um hobby cafona ou um kimono da época do Karatê na faculdade, e uma faixa do rambo branca com uma bola vermelha na altura da testa. A indumentária japonesa é, sem dúvida nenhuma, ao menos pra mim, a maior problemática para se confeccionar o sushi.

Primeiro porque quando se faz um sushi com peixe, o dito cujo é cru. Se for criar um site de cultura japonesa e fazer uma sessão de receitas, na hora de explicar como preparar o peixe eu imagino que seria algo do tipo:

Bom, agora você pega um pedaço de peixe e… pronto!

Segundo porque os outros ingredientes do sushi também não demandam muita experiência. E então como fazer sushi? É o papel celofani mais caro do mercado — uma alga lisa de um lado e áspera de outro que pode ser usada perfeitamente na falta do Colomy porém nunca o inverso; grãos de arroz menores que os convencionais — um liquidificador faz com que o seu pacote de <A sua marca de arroz poderia estar aqui> vire arroz japonês em dois toques; e um vinagre especial feito do tal arroz que cheira igual vinagre de dois pilas, tem gosto de vinagre de dois pilas e coloração igual ao vinagre de dois pilas, mas que por ter ideogramas no rótulo cobram 8. Já que falei em custos, outros dois ítens também são dispensáveis. A faca, pois uma específica para a preparação da iguaria custa aproximadamente 40 reais (a mais em conta). E a esteirinha usada para enrolar a alga no recheio que deve custar 20 mangos a original, mas totalmente compatível com outra a esteirinha, aquelas usadas para jogos americanos, que sai pela pequena bagatela de R$2,99 no bazar de qualquer supermercado. Ontem mesmo resolvi fazer sushi de Kani Kama— uma espécie de massa de peixe branco compactada e vendida em forma de rolinhos. Como o queijo cremoso estava caro, fiz com aqueles projetos de queijo mais parecidos com requeijão saborizado. Deu no mesmo, claro, menos para o bolso que economizou mais 6 reais só no tal creme.

Sinta a perfeição das peças
Sinta a perfeição das peças

É claro que eu usei o arroz especial pra isso. Afinal, vocês acham o que? que o liquidificador estava quebrado e não pude triturar um Tio João eu sou um amador? Também usei as algas específicas, até porque o colomy estava em falta no mercado o sabor é inconfundível. Mas pequei na faca. Usei uma faca de cozinha normal, dessas de pão, imitação da Tramontina comprada no 1,99. Não achei justo comprar uma faca samurai daquelas pra comer comida crua. Se aproveitasse no churrasco, ainda…

Concluindo, por módicos TRINTA reais, fazemos um Sushi em casa DESTA forma:

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz para sushi (grão curto)
  • 2 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pacote de Kani Kama
  • Queijo cremoso sabor Queijo Gruyère

Modo de fazer o arroz:

Lave bem o arroz, até que a água fique totalmente transparente. Acrescente as duas xícaras de água ao arroz e deixe descansar por 25 minutos. Cozinhe o arroz em fogo baixo por 25 minutos, cuidando para não queimar. Despeje o arroz em uma tigela grande. Misture o vinagre de arroz, o açúcar e o sal e despeje sobre o arroz, misturando delicadamente. Esfrie o arroz, preferencialmente abanando, para que o processo sejá rápido.

 

Montando o sushi
Montando o sushi

Modo de fazer o Sushi de Kani Kama com Queijo Gruyère, à lá Becher:

Pegue a esteirinha do jogo americano e estenda-a na mesa. Coloque uma folha de alga por cima dela e despeje uma quantidade suficiente de arroz, cobrindo pouco mais que a metade da alga e cuidando para que, na extremidade em que começar a preencher com o cereal cozido, deixar um espaço de 2cm aproximadamente. Espalhe para não ficar muito “alta” a camada nem desproporcional.

Coloque o Kani e o queijo gruyère da forma que está disposta na foto acima. Agora levante a esteirinha e vá enrolando sendo que, na primeira “enrolada”, você deve fazer pressão para que o arroz se acomode na alga de forma homogênea. Quando terminar de enrolar, umideça a extremidade da alga para dar a liga e “colar” uma ponta na outra. Corte o rolinho em duas partes iguais e, depois, em três pequenas rodelas cada uma das partes.

Coma com molho shoyu pra dar um gostinho!

54 ideias sobre “Como fazer Sushi em casa”

  1. Legal… me parecia muito difícil fazer o tal sushi… Como você disse , a indumentaria me parece ser o mais dificil.
    Para completar, comi um sushi na casa de uma amiga japonesa, onde ela não só colocava a massa de peixe, como também pepino salgado, e omelete. Todos cortados bem fininho. Ficou uma delícia.

  2. muito criativo, vou tentar fazer , porem vou usar o arroz integral , tem um sopermercado aqui onde moro q vende o sushi com arroz integral, logo penso q vai dar certo. MInha filha de 20 meses amaaa sushi , mas aqueles rolinhos q sao crocantes por fora ,com salmon por dentro chama dinamite, vou fazer pra ela ebaaaa, com o integral claro pra ficar mais saudavel…obrigada pelas dicas Daniel!!!

  3. boa tarde amigo, adorei a forma com que se referiu aos objetos e alimentos. Acho que cozinha é assim mesmo, muita dedicação e humor, logico que para quem realmente gosta. valeu pelo seu humor.

  4. Sua explicação foi maestral! Deu certíssimo. Fiz alguns com pepino adocicado (feito por mim) e cream cheese e outros ainda com manga e kani (como eu havia comido em restaurantes)
    Valeu!

  5. Comida japonesa feita com requeijão comum, arroz comum, vinagre comum vc pode até comer.
    Porém quem entende percebe logo a diferença na consistência do arroz, sabor do arroz, queijo etc…

    Já fiz tudo isso aí com ingredientes normais porque não achava que só ficaria bom com os produtos próprios, mas me enganei.
    Fica muito melhor com os produtos próprios para culinária Japonesa.

  6. Meu primeiro sushi foi feito seguindo essa receita. Ficou muito bom! Pena que eu não tinha outros ingredientes para deixar meus sushis mais elaborados…

    Da próxima, vou mandar um salmão e outros peixes para experimentar.

    Valeu pela receita!

  7. olá, como posso trocar essa alga por outra coisa! aonde morro ja rodei em sua procura e nao a encontrei, sera tem como substituila? aguardo resposta!

  8. Ao q me parece alem de ótimo cozinheiro vc eh tbm um excelente escritor! Minha namorada e meu pai adoram sushi, jah eu naum gosto! Sempre tive vontade de fazer pra eles, mas achava q era algo surreal e dificílimo! Mas depois dessa explicação, vou tentar fazer com toda certeza!
    Gostaria de saber se posso fazer usando outros “recheios”?
    Parabéns!

  9. Uau!
    É o seguinte: eu nunca fui muito com a cara do sushi,olhava para aquele arroz branquelo, aquele peixe cru, aqueles legumes sem graça, e não tinha vontade de comer.
    Experimentei algumas vezes pela insistência de amigos, mas não receptiva, detestei, achei sem graça.
    Vendo tantos amantes da iguaria, e certa vez vendo minha irmã comendo com tanta vontade em um self-service de Shopping, que passei o olhar para o sushi com ar de curiosidade:
    – O que tem de tão bom neste sushi que tantos admiram?
    Resolvi então experimentar um e saboreá -lo, eis que descobri então, o prazer de comer sushi, e passei a me perguntar o real motivo de eu nunca ter gostado antes.
    É incrível o seu sabor levemente adocicado e levemente azedo, contrastado com o salgadinho do molho de soja então………..hum! A textura, e os sabores dos recheios são o máximo!
    Hoje sou uma verdadeira tarda por sushi, mas o preço não é lá muito popular, então certamente sua postagem irá me ajudar muito, pois pretendo fazer em casa, e apreciar mais vezes com a família e os amigos.
    Abrigada pelas dicas.
    Assim que eu tentar a receita em casa retorno comentando o resultado.

  10. Olá apenas gostaria de dar uma dica que faz toda a diferença no resultado final do sushi, o vinagre ( de arroz é o apropriado), junte o vinagre, o açúcar, o sal e uma colher de café cheia de gengibre ralado e ferva todos esse ingredientes antes de adicioná-los ao arroz que deverá estar ainda quente ao receber o molho preparado com o vinagre, assim quando esfriar terá absolvido o delicioso sabor.
    Claro que além do shoyu não se pode esquecer do wasabi.

    Bjinhos.

  11. Brother, desculpe a sinceridade mas tua receita está um tanto errada, tanto no que diz respeito ao tempero do arroz quanto ao modo de fazer o sushi. Eu segui todos os passos e não me saí bem. Fui em outro site e fiz de outro modo e, ai sim, saiu legal.

  12. Pode até ser brincadeira, mas tudo que você falou aí tem um fundo de verdade…
    Comprei aqui todo material para fazer sushi em casa e gastei o mesmo valor que um rodizio para duas pessoas…
    Mas essa culinária é demais!

  13. Gostei da sua receita e vou tentar fazer!
    Pensei que fosse mais complicada…
    Sera que nao tem uma receita de sushi com peixe grelhado?

  14. adoro sushi a muito tempo e para comer sempre tive que ir em restaurantes como o RIVERSIDES (se escreve desse jeito) mas começou a ficar ainda mais caro e parei de ir, só vou raramente. Bom voltando ao assunto! Eu ADORO sushi e queria saber como fazer só que fiquei adiando a pesquisa e hoje decidi pesquisar e esse foi o primeiro site que vi os outros primeiros eram videos! Vou tentar fazer e respondo depois.

  15. Queridos, para quem não dispor ou não encontrar o arroz especial, segue uma dica com arroz comum que tbem fica ótimo.
    •1 xícara arroz comum
    •1 colher de chá de sal
    •1 colher de sopa de açúcar
    •3 xícaras de água fria
    •2 colheres de sopa de vinagre de
    arroz (ou vinagre comum mesmo, só que tem que ser branco)
    1.Lave muito bem o arroz em uma peneira até que a água corra límpida
    2.Deixe o arroz descansar por 30 minutos
    3.Coloque em uma panela a água, sal e o arroz
    4.Tampe bem e leve ao fogo moderado até a água ferver
    5.Ferva por 1 minuto em fogo forte e abaixe o fogo ao mínimo
    6.Cozinhe tampado por cerca de 15 minutos
    7.Apague o fogo e deixe o arroz descansar por 10 minutos em panela tampada
    8.Enquanto aguarda, coloque em uma pequena panela o vinagre e o açúcar
    9.Leve ao fogo baixo para que o açúcar dissolva
    10.Reserve
    11.Despeje o arroz cozido em uma assadeira e regue com a mistura de vinagre, misturando delicadamente com uma espátula e esfriando rapidamente o arroz preferencialmente com um leque ou abano
    12.Faça os bolinhos de arroz e cubra com os peixes de sua preferência para o nigiri sushi, ou enrole em algas para hossomaki

  16. adorei vou para de gastar dinheiro nos restaurantes já provei em alguns lugares com um pedaço de frutas como manga e morango adorei.

  17. ô nêgo! Dá a dica pros pão-duro, o arroz tritura no liqui antes ou depois de cozido??? rsss!
    ah e algum truque pra ele ficar bem grudentinho???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *