Costelaria da Serra: uma boa costela em Rancho Queimado

As temperaturas começam a cair no Estado, o outono que logo mostrou suas garras com vento-Sul é prenúncio de que o inverno deve ser brabo. Quando isso acontece não tem pra onde correr senão encará-lo de frente e aproveitar as coisas boas que as estações de frio trazem pra nós. Subir a Serra catarinense é uma experiência bastante proveitosa. Além de lindas paisagens, verdes exuberantes, coxilhas de perder de vista e um friozinho aconchegante, a comida serrana é espetacular. Desde a culinária tropeira até as trutas que estão em voga agradam quem procura os lugares altos encontrar tranquilidade e boas experiências.

costelaria-serra-externa-restaurante

Logo no pé da serra, ainda no início da subida, temos Rancho Queimado. E assim que entramos nesta simpática cidade de clima agradável e povo ordeiro e hospitaleiro, temos a Costelaria da Serra. Já havia flertado com este restaurante uma ou duas vezes, mas por força do destino e do horário acabei não parando.

costelaria-serra-entrada-cachacas

A Costelaria é tocada pelo casal Ayrton e Astrid, duas pessoas pra lá de simpáticas e muito acolhedoras, que já na entrada da casa proporcionam uma ótima refeição recebendo os clientes com um sorriso e uma cachacinha de butiá. A Costelaria, como o nome diz, oferece vários pratos à base de costela. Tem a opção de oferecer o tradicional espeto corrido, e ali além do carro-chefe passa nas mesas carnes como contra-filé, picanha, linguicinha, até ovelha pode ser degustada.

Mas é a costela a grande vedete, foi por ela que subimos a serra no último domingo.

costelaria-serra-buffet-quentes

No buffet pratos de comida muito caseira, mas não aquela comida normal de todo o dia. Tem sim aquela salada variada básica, uma maionese como todo bom alemão faz, mas sobra espaço nas cubas para as criações da casa como a lasanha de costela, a polenta assada com carne, uma massa caseira na manteiga de tirar o fôlego de tanto comê-la e, a que mais achei interessante, e ao mesmo tempo simples, o Bolinho de Costela.

costelaria-serra-bolinho-costela

Daria pra passar o almoço inteiro comendo esse bolinho, mesmo sem nenhum acompanhamento, só bolinho e pimenta. Um quitute que, repito, simples, mas muito bem temperado, muito saboroso.

costelaria-serra-costela-assada

A costela assada que passa nas mesas também é muito boa. Ela é macia, chega desmanchando e ouso dizer que poderíamos comê-la de colher.

costelaria-serra-prato-carreteiro-farofa-maionese

O carreteiro, que recebe uma atenção toda especial, também não fica pra trás. Tem um tempero diferente dos carreteiros que já provei, mas bem molhadinho e saboroso, é uma ótima guarnição para as carnes.

costelaria-serra-prato-lasanha-costela-polenta

Farofa, feijão, arroz branco e polenta frita, também tem o tradicional pra agradar todo mundo.

costelaria-serra-sobremesas-buffet

É uma refeição completa que termina com doces e não poderia ser diferente. Pudins, gelatinas, sagú, cremes e mousses, uma mesa repleta de sobremesas pra fechar a refeição da melhor forma possível.

costelaria-serra-picanha-espeto-corrido

O almoço custou com buffet + rodízio de carnes irrisórios R$29. Caso você não queira as carnes do espeto, o preço cai mais ainda: R$24. Não devo falar alto pro Ayrton não mexer no preço, mas para os padrões de hoje esta comida é entregue “de graça”.

 

A Costelaria da Serra passa longe das culinárias rocambolescas e enfeitadas, mas não devemos associar comida simples com comida sem graça. Os pratos são preparados de maneira muito afetuosa, são perfeitos todos, lembra um fim-de-semana na casa da vó. Comfort-food, como os americanos teimam em chamar. Os poucos mais de 60km de Florianópolis à Rancho Queimado valem toda a pena quando se dá a primeira mordida no bolinho de costela. É pra tirar uma selfie com o buffet e guardar como recordação de viagem.

Recomendo a visita!

Costelaria da Serra

  • Praça Leonardo Sell, 15. Centro, Rancho Queimado/SC.
  • (48) 9972-4721
  • Aceita cartões
  • Estacionamento

7 ideias sobre “Costelaria da Serra: uma boa costela em Rancho Queimado”

  1. Muito bom esse lugar, se me permite indicar um parecido, na estrada para São Bonifácio, churrasco da ilha, acho que só abre nos finais de semana.

  2. Daniel o nome do restaurante na estrada de São Bonifácio é Restaurante da Ilha funciona somente aos domingos e é maravilhoso o local. Vc almoça no meio de uma cachoeira, é mágico, fica no km 26 da estrada para São Bonifácio a esquerda. Super recomendo, o casal são nossos clientes e super simpáticos. Comida caseira e churrasco…..Aproveito para agradecer as palavras e comentários sobre a Costelaria da serra. Este tipo de comentário é que nos faz ter garra e cada vez mais vontade de fazer com que nosso humilde restaurante tenha a sua identidade e seu padrão. Obrigado e estamos sempre a sua disposição. Quanto aos bolinhos de costelas, criação minha num fash durante uma noite de sono, também se transforma em um delicioso hambúrguer. Um forte abraço e vamos em frente em busca do melhor prazer da gastronomia. Inovação sempre!!!!

  3. Olá Daniel, o restaurante em São Bonifácio é Recanto da Ilha, vale a pena vc conferir. O lugar é lindo, os donos são maravilhosos e a comida muito boa. Abre somente aos domingos, mas vale muito ir até lá, comida caseira, queijo na chapa e carnes, e para quem gosta tem várias sobremesas.Um grande abraço para vc e obrigada pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *