Daikoku: sushis, sashimis e outras delícias

Na minha incessante busca pelo sushi perfeito de Porto Alegre devo ter lido pelo menos uns 30 reviews de casas que oferecem esta iguaria na tão charmosa capital mais ao sul do país. Nem sempre dá pra visitar todos e os que visito, nem todos são aprovados pra entrarem numa lista de favoritos. Ainda mais em outra cidade onde você é visitante e depende de alguém pra te guiar.

Há tempos passava na Cristóvão Colombo e via o recém aberto Daikoku Sushi. E dia destes resolvi entrar, mesmo sem um review já publicado por um dos meus colegas. Precisava experimentar o novo. E me dei bem.  Uma pequena casa, bem decorada, aconchegante e muito simpática. Mobília muito bonita e quem chega não quer sair.

Daikoku Sushi
Daikoku Sushi

Uma TV colocada atrás do balcão passa um show de boa música enquanto chega o cardápio. O sistema é à lá carte, como sempre em Porto Alegre, e muito bem composto. Pra facilitar os pedidos eles têm também o sistema de combos, que são com vários tamanhos pra atender todos os tipos de fome, com os sushis e sashimis mais básicos.

Combo com sushi, sashimi e nigirizushi
Combo com sushi, sashimi e nigirizushi

Comecei o jantar com um desses. Pedi o Combo 4, composto por 4 hossomakis de salmão, 4 uramakis filadélfia, 2 nigirizushi de salmão e 2 de kani, 2 nigiris de atum e 4 fatias de sashimi de salmão.

O peixe estava bem fresco, aliás essa é uma característica interessante de Porto Alegre. Raros os lugares onde não encontrei peixe fresco, o Daikoku não foi diferente. Bem fresco e bem cortado o salmão, pra quem acha que sashimi é só lasquear um peixe de qualquer jeito.

Hot filadélfia
Hot filadélfia

Também muito saborosos hot filadélfia, bem fritinho e pouco gorduroso. Temperado com uma cebolinha bem picada que dá sempre um toque todo especial ao hot sushi.

Harumaki / Rolinho primavera
Harumaki / Rolinho primavera

Na mesma linha seguem os harumaki, ou rolinhos primavera. São acompanhados com este molho a base de maionese que é uma delícia também.

Gunkan Maki Shake Negui com Shimeji
Gunkan Maki Shake Negui com Shimeji

Mas o que mais me chamou a atenção foi este gunkan maki. Um shake negui de cogumelos shimeji muito, mas muito saboroso. Sério, se tiverem a oportunidade comam este sushi. Ele com certeza está no meu roll de sushis favoritos, tamanha é a sua “gostosura”. Bolinho de arroz enrolado numa fatia de salmão e coberto com cebolinha e shimeji. Dispensa o shoyu, já que o shimeji já vem grelhado no molho de soja, temperado o suficiente pro sushi ficar no ponto certo.

Tempura de Sorvete com calda de frutas vermelhas
Tempura de Sorvete com calda de frutas vermelhas

Encerramos o jantar com uma sobremesa muito boa também: tempura de sorvete. Nunca havia imaginado comer sorvete frito. Grosso modo é uma bola de sorvete de creme envolta na farinha de tempura, frita e com uma calda de frutas vermelhas por cima.  Alias, a sobremesa é grande, suficiente pra duas pessoas. Nós pedimos uma pra cada um e tivemos que subir a Cristóvão em primeira marcha.

Pra quem não gosta de sushi o cardápio oferece ainda alguns pratos quentes da culinária oriental como o yakissoba, teppan yaki e arroz chop suey.

O atendimento é bom, fomos atendidos com muita gentileza e os pratos foram explicados sempre muito bem detalhadamente. Recebemos bem rápido a comida, toda ela feita na hora, sempre de forma bastante simpática.

O jantar custou cerca de R$60 por pessoa, bebidas e sobremesa inclusas.

Se você tá na Zona Norte de Porto Alegre e quer comer um sushi, dá um pulo lá!

Daikoku Sushi

  • Endereço: Av. Cristóvão Colombo, 3782. Higienópolis, Porto Alegre.
  • Telefone: (51) 3372-8070
  • Horário: de terça à domingo das 18h às 0h.
  • Estacionamento: sim (em frente, no Posto Ipiranga)
  • Aceita cartões: sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *