Dedão Lanches: um desconhecido e delicioso xis

O bom de “ser” um blog é que você tem a interação com o leitor. Não que seja impossível colocar um sistema de comentários num site, mas o formato de portal nem sempre te permite essa troca de figurinhas de forma tão dinâmica quanto um blog consegue. Seja pelo quesito técnico ou pela aproximação inerente da própria ferramenta. E eu fico bastante contente quando não só indico lugares bacanas para se visitar, mas também recebo indicações de restaurantes ou lanchonetes que merecem uma experiência.

Dedão Lanches
Dedão Lanches

É o caso do Dedão Lanches, por exemplo, que passando pela frente seria um dos lugares em que dificilmente entraria. Mas depois de um comentário da nossa leitora Luísa acabou me despertando o interesse. E ontem procurando uma alternativa de xis estive lá pra conhecer.

Ambiente
Ambiente

A lanchonete fica na casa dos proprietários. A bem da verdade ela foi instalada num espaço na frente desta casa, o que seria a frente do terreno. Algumas das mesas são separadas das janelas da frente por uma mureta, junto com uma churrasqueira, uma TV e a geladeira de bebidas. A cozinha fica no lugar da garagem. E esse ambiente, apesar de bastante diferente e rústico, nos deixa bastante à vontade.

Simples e simpático
Simples e simpático

O atendimento é bom. De primeiro momento você sente uma frieza do que imaginei ser a mãe do cara que faz o xis, ela chega direto ao ponto perguntando o que você vai querer, sem frescura. Mas não ter frescuras é o sentido de todo o xis, não é mesmo? Xis tem dessas. Quando você estabelece uma relação de confiança com o lugar, vai sendo paparicado. E a nobre senhora se transforma numa avó bastante doce e preocupada, mandando produzir até mais maionese fresquinha para o lanche.

E por falar em maionese ela pode entrar no roll das melhores de Floripa. Como também é sabido a maionese é fator preponderante para julgar um xis bom ou ruim. Se eu entro num lugar e o cara me oferece aquelas industriais ou ainda por cima comete a heresia de me trazer aqueles sachês eu dificilmente volto lá. O xis está para a maionese assim como a salada está para o azeite.

Xis Bacon
Xis Bacon

E como toda boa primeira visita a um xis, sempre peço o bacon. Vai por mim: se o bacon do lugar não merece destaque nenhum outro lanche vai ser interessante. Nunca falha. E não falhou. O bacon era cortado bem pequeno, bem fritinho e tinha gosto. Não é daquelas mantas que tu compras que parecem não ter gosto de nada, aliás tudo ali parece ter uma produção bastante artesanal ou bem selecionado. O hamburguer é feito de carne. Pode parecer uma observação bastante óbvia mas nem todo ele é feito com uma liga boa de carne, vide os fast-foods. É caseiro a exemplo da maionese.

Maionese caseira, de leite, com orégano
Maionese caseira, de leite, com orégano

O xis é bem servido mas não é daqueles lajotas, e nem tem a intenção de sê-lo. E caso você esteja com um buraco negro no estômago, como eu estava, pode repetir sem sentir fortes pontadas no bolso. Isso porque um xis bacon custa módicos R$6,50. Isso mesmo, seis fucking reais e cinquenta reles centavos. Um xis burguer 5 redondos reais. A metade do preço praticado na sua concorrência.

A casa é simples, a comida é simples e você provavelmente vai adorar.

Dedão Lanches

  • Endereço: Rua João Meirelles, s/n. Abraão, Florianópolis.
  • Horário: diriamente das 19h às 0h.
  • Pagamentos somente em dinheiro

20 ideias sobre “Dedão Lanches: um desconhecido e delicioso xis”

  1. Fico feliz que tenha ido ao local e gostado. O lanche é realmente muito gostoso, né? E a maionese eu já imaginei que seria sucesso!!! Hahahaha
    Essa interação blogueiro-leitores é realmente muito legal e interessante, faz tanto você quanto nós conhecermos locais que muitas vezes nem imaginávamos que existiam ou até mesmo entraríamos, como foi o caso do Dedão!

  2. Já fui lá e adorei, recomendei à vários amigos, e foi unanimidade por todos. E o local é bom pra comemorar com amigos, beber um cerveja realmente gelada, comida boa.

    Vale muito a pena.

  3. Aqui em casa somos tds fãs do Dedão Lanches!!!! Recomendamos reforçando o comentário acima “Artesanal e td muito bem selecionado”.

  4. ESSE LANCHE É MUITO BOM, EU E MINHA FAMÍLIA ADORAMOS, JÁ INDIQUEI PARA VÁRIOS AMIGOS. A MAIONESE NEM SE FALA SÓ DE FALAR ME DEU AGUÁ NA BOCA. DELICIA.

  5. Sou freqüentador assíduo, há mais de 10 anos. O lanche é o melhor da cidade, e a maionese é excelente!!!! O atendimento é ótimo, e adoro a tal vovó que você falou, que se chama dona Laci, é realmente um doce… Eu sempre vou com meu Amigo do peito Aderson, com sua família, minha esposa e filha, que adora a batata frita que o Dedão faz. Moro em Barreiros próximo ao Lado da Universidade Estácio de Sá e vou até o Abrãao para comer os seus lanches. Um forte Abraço

    Abelardo Moraes Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *