Frango assado com limão siciliano e ervas do Jamie Oliver

Eu adoro frango assado. Gosto de frango assado principalmente aqueles que vendem na rua. Em São Paulo, creio, falam que é o frango de padaria, mas aqui é raro você encontrá-lo onde você compra o pão, geralmente são lugares específicos. “Frango assado do João”, “Silva Frango Assado” e por aí vai. Não sei em outros lugares, mas aqui a maioria vende também a famosa salada de batatas com molho de maionese, ou simplesmente maionese, com aquela farofa de bacon bem torradinho. Aquele frango bem macio com a casquinha crocante…  Eu amo muito tudo isso. É uma das minhas comidas favoritas. Ela tem cara de almoço de sábado, aquele dia que você acha que merece um pouco mais de gordura no sangue mas não quer nem ir num restaurante nem sujar a louça.

Só que domingo pede algo mais elaborado, domingo é dia de juntar a família na cozinha e entre um papo e outro preparar um almoço bem saboroso. Pode-se, é claro, reunir-se num restaurante qualquer e fazer a mesma celebração, mas nada como reservar o domingo pra esquecer da correria e das filas dos restaurantes que mais das vezes experimentamos durante a semana.

Frango assado com limão siliciano e ervas
Frango assado com limão siliciano e ervas

E neste domingo, família reunida, tivemos a idéia de fazermos um frango assado inspirado na receita perfect roast chicken do Jamie Oliver. Para fazê-lo, vamos precisar de:

Ingredientes para o Frango Assado do Jamie Oliver

Ervas frescas sempre que possível
Ervas frescas sempre que possível
  • 1 frango inteiro sem os miúdos
  • 1 limão siciliano
  • 1/2 xícara de folhas de manjericão fresco
  • 1/4 xícara de salsinha
  • 1/4 xícara de cebolinha
  • 1/4 de xícara folhas de alecrim fresco
  • 5 folhas de louro
  • 5 dentes de alho
  • Azeite de oliva
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • Barbante culinário

Como fazer

Antes de mais nada, lave bem o frango. Tire toda aquela gordura sobressalente e líquidos que acumulam enquanto ele está embalado. Seque-o bem com papel toalha.

Enquanto começa a temperar o frango, vá aquecendo uma forma de aluminío no forno bem forte.

Bastante cuidado ao "abrir" a pele para que ela não rasgue
Bastante cuidado ao “abrir” a pele para que ela não rasgue

Misture o manjericão, a salsinha e a cebolinha picados com um pouco de azeite. Cuidadosamente vá soltando a pele da carne, começando pelo peito e seguindo para as coxas, e passe essa mistura por dentro da pele.

Temperando o frango
Temperando o frango

Dentro da cavidade do frango, de onde você retirou os miúdos, passe sal por todas as paredes, coloque as folhas de alecrim e louro, adicione os dentes de alho levemente amassados e o limão siciliano cortado ao meio. Agora amarre com um barbante as pontas das coxas para que o limão e as ervas não caiam. Para finalizar o tempero, já na parte externa, coloque sal e pimenta e regue com azeite de oliva.

Frango assado: delícia!
Frango assado: delícia!

Com o forno e a forma bem quentes, coloque o frango para assar por 10 minutos com o peito virado para baixo. Depois desse tempo, vire o peito para cima e asse por 1 hora em fogo médio. Caso queira o frango mais sequinho, deixe um pouco mais de tempo no forno.

E essa é uma adaptação da famosa receita de frango assado do Jamie Oliver. Bom apetite!

2 ideias sobre “Frango assado com limão siciliano e ervas do Jamie Oliver”

  1. Nossa, adorei! Aqui em Porto Alegre vendem muito desses frangos, mas o curioso é que só os vejo aos sábados… Aqui vendem com polentinha frita… Só de sentir o cheiro desse frango eu já fico louca de vontade de comer, mas aqui em casa temos um problema, meu marido (esse sim entrou duas vezes na fila pra ser enjoadinho) odeia frango assado inteiro, só come peito… (Cada louco com sua mania!) Ele não pode nem ver um frango inteiro… Paciência… Vou fazer um dia em que estiver sozinha!
    Bjo Daniel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *