Hause: o gigante adormecido acordou

Xis é uma entidade sulista, já falei disso aqui, lá nos primórdios. Foi por causa de um review de um xis que o Comideria nasceu no ano passado. Um belo de um xis não resume-se a um sanduíche com pão, alguma salada, queijo e carne. Chamar um xis de sanduíche é ofensa, é como bater na mãe dele. Por outro lado denominá-lo lanche é mesquinho, tal rústica e tradicional refeição preparada no Sul brasileiro merece mais, pra não ficar devendo semântica sob qualquer pretexto.

Hause: o templo do Xis em Floripa
Hause: o templo do Xis em Floripa

Um “X” de verdade jamais se negaceia na quantidade, é bem frito em gordura e não tem versão light. Xis não é light, Pepsi não é Coca e molho de maionese não pode ser industrial. E falando em maionese, um legítimo xis PRECISA ter maionese caseira.Essa última frase tem um botão de auto-destruir caso os hôme da vigilância sanitária a leiam. Até porque em 2011, dados de uma instituição de pesquisa renomada na baixa gastronomia revelam que mais pessoas morreram de infelicidade do que infecção ou salmonela. E essa infelicidade pode sim ser gerada por nunca terem experimentado um xis com maionese caseira.

Drive-in: conforto e comodidade.
Drive-in: conforto e comodidade.

Não sou eu escrevendo se não fizer pelo menos um parágrafo ou dois floreando o assunto, mas encerro por aqui o rodeio e falo do que o título se refere: O Hause Lanches de Florianópolis. É uma lanchonete localizada no Centro da cidade que durante muito tempo teve sua loja estabelecida na cabeceira da ponte Hercílio Luz, cartão postal de Floripa, e após sofrer a mudança de endereço (teve que deixar o Parque da Luz), limitação de horário de funcionamento (a casa fechava altas horas da madrugada e atendia os esfomeados pós-night/balada ou qualquer merda dessas) e um longo e tenebroso inverno em que descuidou da qualidade, tem novamente sua primavera.

Ontem estive lá e, mesmo ressabiado com as últimas duas péssimas experiências, gostei do que encontrei. O xis está novamente gostoso. Vai ver era só o chapeiro que precisava de férias (ou já estava e botou um estagiário no lugar). Voltaram os sabores, voltou a maionese inconfundível, continua o mesmo preço e quantidades cavalares, o que é importante naquela larica da madrugada.

Além do molho do tradicional molho de maionese, opção de catchup, maionese e um vinagrete especial.
Além do molho do tradicional molho de maionese, opção de catchup, maionese e um vinagrete especial.

Um ponto positivo do lugar é o sistema drive-in. Você pode estacionar seu carro e por lá fazer o pedido e comer seu xis, basta ligar o alerta que o garçom vem tirar o pedido. Comer no carro é sempre um conforto a mais, além de você não precisar estar apresentável ou socializar meio que indiretamente com o público.

O recheio, seja frango ou hamburguer, é muito saboroso e bem servido.
O recheio, seja frango ou hamburguer, é muito saboroso e bem servido.

E o pedido vem rápido. Por ter um grande volume de pedidos, seja para quem come no carro, nas mesas dentro do restaurante ou mesmo no sistema delivery, a chapa está sempre quente e isso não é um jargão do funk carioca.

Este xis e o refrigerante custaram módicos 16 reais. Vale a visita 😉

PS: você não viu salada no xis porque eu realmente não como salada. Se tanto, um pouco de salada e milho verde. Já que é pra castigar o fígado, vamos fazer direito! O meu xis é sempre um “galinha careca”, resumindo, sem grãos, salada, batata ou qualquer outra parafernalha. Só pão, queijo e frango.

Hause Lanches

  • Alameda Vitor Konder, 100 – Centro, Florianópolis – SC
  • Estacionamento: sim
  • Cartões de débito/crédito: sim
  • Wifi: não

9 ideias sobre “Hause: o gigante adormecido acordou”

  1. Hoje estive em Floripa e pedi um xis da Hause, por indicação do blog (já que os outros top 5 não entregam aonde eu estava hospedado), um xis bacon bem servido, mas com pouca maionese, enviaram um potinho junto mas durou só meio xis… O xis é muito bom, mas não chega a ser daqueles arrebatadores, também pelo fato do bacon ser em fatias e não em cubinhos, como prefiro.

    Sugestão: Se forem a Novo Hamburgo – RS, não deixem de conhecer o Xis da Voni, Top de linha. O Filé com Fritas sai 14,90 com MUITAS fritas crocantes e maravilhos cubinhos de bacon e a maionese verde bem bagual, como de praxe.

    Grande abraço aos amigos do blog.

      1. Caro Daniel,

        Frequentei muitas vezes o Hause quando atendia na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, gostaria de saber se ainda funciona no local do seu post. Moro em Palhoça, mas tenho muita saudade do lanche do Hause e do Baita Rango que ficava ao lado do Hemosc.

        Abraço.

          1. Não entendi.
            Funciona na Alameda VITOR Konder (como está no post) ou Alameda ADOLFO Konder?

            Esta última sim é próxima a Conselheiro Mafra, a Vitor Kodner (post) é próxima do Beiramar Shopping.

            Em todo caso, alguém poderia me passar o link do local no Google Maps? Não encontrei no Street View.

  2. Esse é realmente o melhor xiss de Floripa, mas quem for pedir tele-entrega fiquem ligados, pq geralmente acabam pedindo o House da Mauro Ramos, que não é tão bom quanto este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *