Imperatriz Gourmet: supermercado pra quem gosta de comer bem

Se você é catarinense certamente já ouviu falar da rede de Supermercados Imperatriz, nome dado em homenagem à sua matriz no município de Santo Amaro da Imperatriz, região da grande Florianópolis onde a rede tem sua presença maciça. O “Impera”, como é comumente chamado aqui em Floripa, é um mercado que atende todos os públicos para as compras do dia-a-dia.

Entretanto há quase um ano surgiu no shopping mais simpático da cidade o Imperatriz Gourmet, uma versão do famoso supermercado com produtos diferenciados principalmente pra quem gosta da boa mesa. É possível encontrar por lá os produtos mais básicos, com preços praticados no restante da rede, mas foca suas atividades em produtos pra quem gosta de cozinhar e comer bem, desde hortifruti selecionado, carnes nobres e exóticas, peixes frescos e congelados, especiarias de diversos lugares do mundo, dezenas de tipos de azeites, massas nacionais e importadas, enfim, uma gama de produtos mais elaborados que veio preencher uma lacuna que existia aqui na capital do estado.

Seção de Hortifruti
Seção de Hortifruti

A seção de hortifruti é bem variada e foi uma das que mais chamou minha atenção. Além de frutas comuns aqui pra nós, eles fazem a importação de outras que raramente vemos nas gôndolas das feiras: damascos frescos, cacau, jamelão, tomates holandeses, etc. Além disso, oferecem a linha Fresh, que são frutas descascadas e cortadas no dia, embaladas num potinho plástico prontas para ser consumidas, e sucos feitos das mesmas frutas com o mesmo propósito.

Ervas aromáticas, temperos, diversas qualidades de pimentas frescas, hortaliças, orgânicos, hidropônicos e verduras de todos os tipos também são encontradas por ali.

Padaria e Confeitaria e a Adega do Imperatriz Gourmet
Padaria e Confeitaria e a Adega do Imperatriz Gourmet

A Padaria e Confeitaria é bem diversificada oferecendo pães dos mais diferentes tipos, alguns preparados até na própria loja, doces e salgados de encher os olhos que também podem ser consumidos num balcão bem simpático montado no local com um café espresso de excelente qualidade.

Na Adega, uma carta de vinhos bem variada com rótulos oriundos dos mais diversos países, além de um espaço dedicado aos terroir. Isso mesmo, talvez seja o único supermercado em Florianópolis que valorize tanto o vinho da serra e planalto catarinense, o que é bastante admirável. Além do Sr. Antônio, um sommerlier muito gentil que cuida e atende na adega, o espaço conta com uma WineStation, onde alguns rótulos estão disponíveis para a degustação. Você passa um smartcard, puxa uma taça e um dispenser serve o vinho escolhido. Às quartas-feira especialmente um sommelier de uma vinícola ou da própria loja fazem degustaçoes exclusivas gratuitamente.

Isso é o que eu já conhecia da rede enquanto frequentador assíduo e cliente Viva, o programa de relacionamento deles.

O que eu ainda não havia tomado conhecimento são as linhas próprias do Imperatriz Gourmet. E a convite da Luciane Daux, a Consultora de Gastronomia e quem desenvolve e faz o controle de qualidade das linhas, estive lá ontem, quarta-feira, pra uma visita guiada ao mercado e um bate papo sobre a proposta da casa.

Linha Gourmet
Linha Gourmet

Na visita fiquei conhecendo as três principais linhas da casa que ainda não havia provado: A Express, a Artesanale e a Gelato. Já sou cliente assíduo da loj, boa parte das receitas que eu faço por aqui têm alguns ingredientes de lá, mas sempre consumi mais as especiarias, as carnes e as massas industrializadas.

A Luciane, quem agradeço desde já pelo convite e pelos mimos, nos presenteou com produtos destas linhas para uma degustação. Hoje no almoço montei uma sequência de entrada, prato principal e sobremesa a qual reproduzo abaixo com os comentários da degustação.

Linha Gourmet Express: Caldo Verde
Linha Gourmet Express: Caldo Verde

O Caldo Verde faz parte da linha Express que além de uma variedade de sopas inclui outros pratos tradicionais da cozinha brasileira como a Vaca Atolada e a Feijoadinha, e outros especiais como um delicioso Pernil de Cordeiro assado com Alecrim, Hortelã e Limão Siciliano. Achei uma sopa muito saborosa, embora não seja um grande fã de caldos, este vai bem como uma entrada ou como comfort food nas noites geladas do inverno sulino.

Gourmet Artesanale: Espaguete ao Pesto
Gourmet Artesanale: Espaguete ao Pesto

Da linha Artesanale eu peguei uma das massas próprias do Imperatriz Gourmet, que me impressionou não só pelo sabor mas também pelo preço. Engana-se quem acha que optar por um produto artesanal perde no bolso. Por menos de três reais você come um espaguete de excelente qualidade, servindo muito bem duas pessoas. O molho escolhido foi o Pesto, da mesma linha, e com sabor marcante.

Gelato Gourmet: Iogurte com Frutas Vermelhas
Gelato Gourmet: Iogurte com Frutas Vermelhas

Na sobremesa, servi um Gelato, da linha homônima, um sorvete bem no estilo italiano e também artesanal, este no sabor Iogurte com Frutas Vermelhas. O Gelato é leve, não é enjoativo, pelo contrário, é doce na medida certa e muito saboroso.

E o almoço foi este, muito saboroso, relativamente saudável e, caso tivesse comprado, com um preço totalmente honesto, servindo muito bem duas pessoas.

E vocês, gostaram?

Imperatriz Gourmet

  • Endereço: Rua Bocaiúva, 2468. Primeiro piso do Beiramar Shopping. Centro, Florianópolis.
  • Telefone: (48) 3224-1822
  • Aceita cartões: sim
  • Estacionamento: sim

4 ideias sobre “Imperatriz Gourmet: supermercado pra quem gosta de comer bem”

  1. Daniel, adorei a proposta de almoço entrada/prato principal/sobremesa e as fotos, que estão lindas! Sempre um prazer ler elogios ao Imperatriz Gourmet. Trabalhamos para trazer experiências prazeirosas ao cliente, e creio que tivemos sucesso contigo.
    Grande abraço,
    Luciane

    1. Oi Cris! Acho que não, talvez seja um queijo derretido, mas pode ser um cabelo sim, eu dificilmente uso touca pra cozinhar em casa e pra mim mesmo. Mas também há a possibilidade de ser um pentelho, as vezes cozinho pelado! Mas não se assuste, não veio com o produto, se for é meu, e eu me conheço bem! Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *