Mousse de chocolate com base de doce de leite

Doce não é muito a minha praia. Adoro comê-los (tem gente que não, ué) mas prepará-los é algo que nem me arrisco. Pra fazer doces você precisa ter mãos pra isso, é como um dom. Você não escolhe fazer doces aos vinte e sete anos assistindo um curso no SENAC, você simplesmente nasceu com esse poder, é um sopro de um possível criador inspirando a criatura: “vá lá e faça”. Foi o que aconteceu com a Débora, da Casa de Doces, parece que ela entrou 5 vezes na fila.

Mousse de Chocolate de Doce de Leite
Mousse de Chocolate de Doce de Leite

Mas receitas práticas são comigo mesmo, principalmente se elas utilizam a melhor procedência de doce de leite do mundo, a República Oriental do Uruguay. Tentei achar Lapataia em Porto Alegre por indicação do amigo Martin Balerio mas parece que agora só indo pra fronteira para conseguí-lo. Porém sem deixar a desejar em nenhum aspecto eu consegui o Conaprole, marca que já era fã dos sorvetes, queijos e até mesmo do leite longa vida. Conaprole é amor e não recebo um mísero vintém furado pra dizer isso, antes que a patrulha da ética blogueira venha me tomar por vendido. Achei-o num supermercado da capital gaúcha, pois era lá que eu precisava fazer essa receita. O cenário é autoexplicativo mas pra fins de registro convém dizer que aprovamos.

Escrevo, escrevo, floreio a situação mas ainda não disse a que vim: mousse de chocolate e doce de leite que encontrei no blog Na Minha Panela. Ou com base de doce de leite. E está aí a praticidade da receita, muito embora mousse de chocolate tradicional não seja lá “nossa, me dá o chapéu mestre cuca”. E sem mais delongas, vamos a ela!

Ingredientes

  • 200g de doce de leite
  • 200g de creme de leite
  • 6 colheres de chocolate em pó
  • pedaços de chocolate em barra para enfeite e cobertura, opcional

Como fazer

Receita rápida mas muito saborosa
Receita rápida mas muito saborosa

Num recipiente qualquer você coloca o doce de leite, o creme de leite já sem soro e as 6 colheres de chocolate em pó (lembrando que chocolate em pó não é a mesma coisa que achocolatado). Misture bem até ficar um creme homogêneo. A consistência do creme de leite vai deixar a mousse “durinha”, esse é o ponto ideal pra esta sobremesa. Você pode usar uma batedeira caso prefira, afinal é você quem vai lavar a louça depois.

Por fim coloque os pedaços de chocolate por cima para enfeitar e deixe umas duas horas na geladeira.

Seja feliz.

2 ideias sobre “Mousse de chocolate com base de doce de leite”

  1. Bom, preciso repetir que estava divina a sua sobremesa. Ao vê-la novamente agora lembrei da primeira colherada que dei e pensei: “Hummmmmmm! Como será que se faz isso?”…
    Bjs e obrigada por adoçar cada dia mais a minha vida 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *