Otimizando sua ida a Churrascaria – Parte V

Carnes suínas, ovinas e exóticas

Nem tudo num bom churrasco é boi. Existem também os nossos queridos porquinhos que nos fornecem também uma boa costela; as ovelhas nos dão além de uma costela, as suas magníficas paletas; tem também aquelas carnes exóticas que agora virou modismo nos estabelecimentos.

As suínas e ovinas, coma todas. Elas têm um alto grau de gostosura e nutrientes. As exóticas, principalmente, tem baixo nível de colesterol e são mais saudáveis. Mas você não deve estar preocupado com colesterol. Se você tem colesterol alto, por favor, vai num restaurante vegetariano ou seja uma bichona pra comer peixe que não requer nenhum preparo, vulgo sushi e sashimi.

Costela suína

A costela do porco é um corte muito macio e suculento. A exemplo da bovina, possui um aroma e paladar muito acentuado e agradável. Por muito tempo as carnes do porco foram evitadas pela facilidade que o porco tem em transmitir doenças e pela falta de tecnologia suficiente para consumo seguro. Hoje a coisa é diferente. Há possibilidade até de se consumir uma carne de porco mal passada, se ela for de um frigorífico confiável e com os sêlos e certificados de saúde animal devidamente em dia.

Se você nunca comeu carne suína, recomendo que comece pela costela. Depois, você pode até experimentar a…

Picanha suína

Diferentemente da bovina, a picanha suína é uma carne um pouco seca. Macia, sim. Mas seca. Não tem muita gordura nos cortes que são servidos na churrascaria. São apreciadas de igual forma. Consuma em doses homeopáticas, fingindo você ser um crítico em gastronomia. Só prá experimentar.

Costela de Ovelha

Experimente. Também é gostosa. Até Oscar Maroni, o dono do hotel Bahamas, recentemente envolvido em polêmicas por causa de facilitação à prostituição, gosta. Coma, nem que seja em memória do futuro prefeito de São Paulo. Em entrevista, ele disse que sonhou todas as noites, na prisão, com as costelinhas de ovelha.

“Vocês não sabem o que é ficar 49 dias sonhando com isso”. Então não sonhe. Coma.

Paleta de Ovelha

Maroni teria dito a mesma coisa. O sabor é muito parecido. Mas ele já tinha comido todo o estoque de costela, não leu o tutorial Otimizando sua ida a Churrascaria, então não sobrou espaço para uma linda e deliciosa paleta ovina.

Javali

A carne do Javali selvagem é muito rica em nutrientes. Possui a mesma quantidade de proteínas que a carne de boi, mas tem menos colesterol e gordura. Tem a mesma quantidade de calorias que de um frango, por exemplo. Por isso mesmo você não vai comê-la. Enche demais o bucho, é muito dura e seca. Carne sem gordura não deve ter espaço dentro de uma churrasqueira.

Avestruz

Vai encarar um bicho feio desse?

Eu não tenho implicância com carne exótica. Não mesmo. Já comi tanto javali quanto avestruz. Mas nenhuma das duas conjecturam o meu padrão aceitável e churrasqueável. A carne do avestruz é menos calórica, ainda, que a do frango e as que eu comi, não vi vestígio algum de gordura. Aqui vai uma dica MUITO importante ainda não mencionada: churrasco precisa engraxar o bigode. Se você não se lambuza de gordura, diga “Não! eu não aceito esta carne. Obrigado, amigão!” Simples assim.

Resumindo:

  • É de porco? Come!
  • É de ovelha? Come!
  • É de javali? Não come!
  • É de avestruz? Não come!
  • Colesterol tá alto? Sushi. Sem shoyo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *