Plante pra mim: do campo na porta da sua casa

Gosto de boas idéias. Acho que quando alguém dá a cara a tapa pra fazer algo bacana e que ajude as pessoas de alguma forma nos tornando melhores por conta deste trabalho, independente se a iniciativa é altruísta ou tenha lucro envolvido, este alguém merece holofotes.

Vi dia destes a divulgação de um projeto que veio como uma possível solução para um problema que ultimamente me tem sido muito nítido: qualidade e preço dos alimentos, principalmente hortifrutigranjeiros. Se nos mercados a qualidade destes produtos é bastante duvidosa, não só pelo processo químico que eles sofrem para ficarem maiores, mais bonitos e mais baratos, nem tampouco pela quantidade de atravessadores que se envolvem neste processo deixando o produto ainda mais caro, também é complicado achar soluções mais viáveis e limpas nas redondezas pois não é todo bairro, até mesmo cidades, que recebem a graça de ter uma feirad de alimentos orgânicos por perto.

explicativo
Créditos: Plantepramim

Chega a ser ridículo você conseguir comprar mais barato uma maçã que vem da Argentina, ou uma hortaliça que vem do interior de São Paulo, se na Serra catarinense por exemplo se produz uma das melhores maçãs do país e aqui do ladinho, em Antônio Carlos ou Santo Amaro da Imperatriz se produz tomates, hortaliças e congêneres, também de grande qualidade.

E é aí que entra o Plantepramim. O Plantepramim foi concebido pela engenheira agrônoma Suzeli e o especialista em TI Rodrigo que uniram o útil ao sustentável e criaram algo que vou resumir grosseiramente em um “e-commerce de orgânicos”. Mas é muito mais que isso.

O Plantepramim se alia a produtores artesanais localizados em diversas regiões de Santa Catarina e faz a logística dos seus produtos. No site, ou na loja virtual, como prefiram, você sabe além do produto que está comprando, de qual produtor ele vem, inclusive se dois ou mais produtores tiverem o mesmo produto, poderá escolher pelo preço mais barato ou pela região da sua preferência (quando isso fizer alguma diferença).

Associação Ecológica Recanto da Natureza, em Santo Amaro da Imperatriz, um dos parceiros do Plantepramim
Associação Ecológica Recanto da Natureza, em Santo Amaro da Imperatriz, um dos parceiros do Plantepramim. Créditos: instagram da empresa

Eles recolhem estes produtos diretamente no produtor e fazem a entrega num dia determinado. Ele funciona, por enquanto, para moradores de Florianópolis, São José e Palhoça.

Querendo ver como funcionava, na última quarta-feira, dia 2 de julho, fiz uma pequena compra no Plantepramim. Ao acessar o site já saberia que a compra que ora começava seria entregue no dia 5 de julho, sábado. O horário vai das 8h até as 18h. Foi a única coisa que pesou pra mim, ter que aguardar o sábado inteiro em casa pra receber as compras.

No dia 4, um dia antes da previsão da entrega, recebo um e-mail não só confirmando a minha compra como também precisando o horário, que seria entre 9 e 9h30. Agora a coisa ficou mais fácil, não perderia mais o meu sábado e ainda teria os meus alimentos pra consumir durante a semana.

plantepramim-produtos

E foi o que aconteceu. Recebi, exatamente entre 9 e 9h30, como informaram, os meus orgânicos. Comprei folhas pra salada como alface americana, rúcula; comprei salsinha e alho-poró no setor de ervas e temperos; ovos caipiras pra testar os granjeiros; e 1kg de bergamotas pra aproveitar esta instituição sulista de inverno.

As compras chegam em caixas de plásticos, que voltam com o entregador. Você deverá levar sacolas. Caso prefira, pode ainda deixar sua sacola retornável com eles e na próxima vez eles já trazem junto.

Já experimentei todos os produtos que recebi, e todos eles aprovados com louvor. São folhas, temperos, ovos e frutas frescas, com sabor inigualável e nada parecido com o que você compra no seu supermercado favorito, seja ele qual for.

Feito o registro, fica o convite e a sugestão. Orgânicos sem sair do conforto da sua casa. É bom viver no futuro de forma saudável.

Pra entrar em contato você pode usar o site, a página do Facebook ou o perfil do Twitter.

Uma ideia sobre “Plante pra mim: do campo na porta da sua casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *