Receita de Cheesecake de Goiabada, uma deliciosa sobremesa

A história nos ensina que a receita de cheesecake, ou bolo de queijo, surgiu na grécia antiga por volta de 700 a.C. Os gregos praticamente inventaram tudo, nada mais justo que fazer essa menção honrosa. Um salve aos gregos pelo quebab e a cheesecake! Porém esta torta tornou-se popular na América recentemente quando começou a ser uma das sobremesas preferidas dos estadunidenses, principalmente em Nova Iorque.

Receita de Cheesecake de Goiabada
Receita de Cheesecake de Goiabada

A receita de cheesecake varia bastante, mas geralmente tem esta composição: uma base de bolachas trituradas, um recheio de queijo e uma cobertura de geléia de fruta. O queijo geralmente usado é o cream cheese, que nada mais é do que um acaso também histórico. Em 1872 um americano tentou reproduzir a receita do queijo francês Neufchâtel e o resultado foi essa bisnaga dos deuses.

Sem mais delongas, vamos à receita de cheesecake!

Ingredientes

Bolacha maria indo pro processador
Biscoito maria indo pro processador

Massa

  • 200g de biscoito ou bolacha tipo Maria
  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 120g de manteiga

Recheio

  • 400g de creamcheese
  • 150g de açúcar
  • 100ml de creme de leite fresco
  • 3 ovos
  • Raspas de 1/2 limão
  • Raspas de 1 fava de baunilha (opcional)

Cobertura

  • 1 pote de 300ml de geléia de goiaba de boa qualidade

Como fazer a receita de cheesecake

Antes de mais nada, aqueça o forno a 180 graus.

Farinha de bolacha
Farinha de bolacha

Coloque as bolachas no processador ou liquidificador e bata até elas virarem uma espécie de farinha. Em uma tijela, misture essa farinha da bolacha, o açúcar mascavo e a manteiga até que vire uma massa homogênea. Forre uma forma com mais ou menos 25cm com a massa.

Novamente ao processador, bata o creamcheese e o açúcar. Depois adicione o creme de leite e vá colocando os ovos um a um e batendo. Finalize acrescentando as raspas de limão e a baunilha, caso tenha optado por colocá-la. Esse recheio você despeja sobre a massa e leve ao forno por 50 minutos até ficar corado.

Recheio do cheesecake
Recheio do cheesecakef

Feito isso, espere esfriar a cheesecake e coloque a geléia por cima. Caso ela seja muito consistente e densa, leve fogo numa pequena panela com algumas colheres de água para que fique menos espessa. Leve a geladeira por 4h e sirva!

Que tal a receita? Gostaram? Ela foi inspirada numa receita de cheesecake no livro Panelinha, Receitas que funcionam, da Rita Lobo. A receita e as fotos foram feitas por Sara Graciano, do Cozinha em Cena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *