Receita de Hamburguer de Costelinha Suína

Um tanto quanto cansado dos hambúrgueres convencionais fui pesquisar alguma forma diferente de fazer o prato. Recentemente havia comido um hamburguer de costela bovina e tinha gostado bastante. A costela é uma carne que muitos dizem ser dura, mas talvez seja mal preparada ou escolhida. Ela tende a ser uma carne macia se preparada com o devido cuidado e, por ser rica em gordura, é muito saborosa. Então achei no blog Sem Medida a receita de hamburguer de costelinha suína e tentei reproduzir com algumas poucas adaptações.

Hamburguer de costelinha suína
Hamburguer de costelinha suína

O Hamburguer de Costelinha Suína é fácil de fazer, só requer um pouco mais de trabalho. Enquanto a carne bovina se acha aos montes nas prateleiras dos supermercados já moída, a Vigilância Sanitária proibe que a carne de porco seja processada desta forma pois tem um risco de contaminação muito maior. Então você vai precisar comprar uma costelinha inteira, desossá-la e então limpar o excesso de gordura para depois levá-la ao processador para triturar.

Ingredientes

  • Uma costela suína de aproximadamente 1,3kg
  • 4 pães de hamburguer
  • 1 cebola grande
  • 2 colheres das de chá de manteiga sem sal
  • 1 colher das de sopa de açúcar
  • 1 bandeja de cogumelos shitake frescos (aprox. 200g)
  • 2 colheres de shoyu light
  • 4 colheres das de chá de molho inglês
  • Algumas folhas de alface roxa
  • Sal e pimenta a gosto

Como fazer o hamburguer de costelinha suína

Desossando e limpando a carne
Desossando e limpando a carne

Vamos começar pela carne que pode dar um trabalho um pouco maior. Eu não usei a carne que fica entre os ossos, por uma questão de praticidade e reaproveitamento (você entenderá no final do post), apenas separei a camada mais grossa da costela, acima das ripas, limpei os excessos de gordura e triturei no processador de alimentos. Faça bolinhas com essa carne, se tiver balança de precisão pode separar de 150 a 200g de carne, depois molde como hamburguer e com ajuda de saquinhos culinários leve à geladeira para descansar por cerca de 40 minutos.

Caramelizando as cebolas
Caramelizando as cebolas

Enquanto a carne suína descansa você pode cortar as cebolas em fatias e refogar em uma das colheres de manteiga em uma frigideira. Quando estiverem murchas e começarem a pegar uma coloração mais escura dissolva o açúcar em meio copo de água (150ml) e coloque sobre a cebola. Ela vai caramelizar e quando secar bem o líquido estará pronta. Reserve.

Também em uma frigideira refogue os shitakes em fatias (prefira os cogumelos grandes) na outra colher de manteiga sem sal e, posteriormente, finalize-os com o molho shoyu. Reserve.

O molho que usei para este hamburguer foi a típica maionese caseira verde. Nesta receita substituí o leite por um ovo. Não é tão saudável mas é bem mais saboroso. Mas você pode usar o molho de maionese da sua preferência.

Grelhando os hamburgueres de costela suína
Grelhando os hamburgueres de costela suína

A esta altura do campeonato os hamburgueres já descansaram o suficiente e podemos retirá-lo da geladeira e grelhá-los em uma frigideira bem quente, dos dois lados, com sal e pimenta a gosto e uma das colheres de molho inglês. O molho inglês ajuda a carne ter aquele aroma e sabor de defumado. Enquanto frita deixe aquecendo o forno e uma forma antiaderente, onde você irá levá-los após fritarem para terminar o cozimento. Lembre-se: carne de porco precisa ser bem cozida, não pode ficar “no ponto” da carne bovina.

Feito isso, corte os pães pela metade horizontal, passe um pouco de maionese caseira, coloque o hamburguer, as cebolas, o shitake e folhas de alface.

O hambuguer de costelinha suína é uma delícia! Faça e nos conte como ficou!

Nada se perde: costeletas de porco ao molho agridoce
Nada se perde: costeletas de porco ao molho agridoce

Ah, já ia esquecendo. Lembra que falei que aproveitaríamos as costeletas que sobraram da costela suína? Temperei com um molho a base de 6 colheres das de sopa de mostarda, duas colheres das de sopa mel, sal e pimenta a gosto e assei em forno médio por cerca de 50 minutos (primeiros 25 minutos com uma folha de papel alumínio cobrindo a forma).

Uma ideia sobre “Receita de Hamburguer de Costelinha Suína”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *