Receita de Moqueca de Peixe

Fazendo o review da Cantina Sangiovese citei Jorge Amado e a Moqueca de Siri Mole da Dona Flor. Fiquei com a tal moqueca na cabeça, morrendo de vontade. Mas não encontrei Siri Mole pra vender por aqui. Talvez ainda não tenha procurado o suficiente, vamos ver se acho. Troquei o siri mole por peixe e tentei repetir um dos pratos típicos deixados pelos indígenas, que “moqueavam” o peixe para comê-lo depois.

Moqueca de Peixe (Dourado-do-mar)
Moqueca de Peixe (Dourado-do-mar)

Em uma visita ao Mercado Público Municipal de Florianópolis achei umas bonitas postas de Dourado-do-mar com um preço interessante. Aliás esse é o primeiro segredo da moqueca: não existe um peixe específico para usar como ingrediente principal, mas precias ser um peixe em postas, com couro e que tenha a carne mais firme. Pode-se fazer com pescada, por exemplo, como muitos fazem, mas o peixe vai acabar se desmanchando mais rápido. O ideal é que se use um dourado, garoupa, badejo, robalo, mero etc.

Vamos à receita?

Ingredientes

moqueca-de-peixe-ingredientes

  • 1,5kg de Dourado-do-mar
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão verde
  • 1 pimentão amarelo
  • 4 tomates
  • 2 cebolas-roxa
  • 5 dentes de alho
  • 50g de cheiro verde picado
  • 1 xícara de azeite de dendê
  • 500ml de leite de coco
  • 4 limões
  • sal e pimenta à gosto

Como fazer Moqueca de Peixe

Antes de mais nada, preciso registrar nos autos que o tempero verde usado na moqueca baiana dita original é o coentro. Mas aqui no Sul não temos o costume ainda de usá-lo, algumas pessoas (eu incluso) não são bem amigáveis ao sabor desta erva pra alguns casos. Então eu usei salsinha e cebolinha, mas fique registrado que a receita original leva coentro. Fique a vontade para modificá-la!

moqueca-de-peixe-mise-en-place

Meia hora antes de começar a preparar o prato, coloque as postas do peixe já cortado em postas numa tijela, tempere com sal e pimenta ao seu gosto e exprema os limões para que o peixe marine neste tempero.

Corte os pimentões em tiras ou rodelas, assim como as cebolas-roxa. Corte o tomate e o alho bem picados.

Refogando!
Refogando!

Em uma panela grande, preferencialmente de ferro ou barro (eu fiz numa Wok porque era o que tinha para o momento), aqueça um pouco o azeite de dendê e doure o alho. Em seguida refogue a cebola. Entre com os tomates e em seguida os pimentões. Deixe levantar um pouco de fervura.

Quando os legumes começarem a criar molho, assente as postas de peixe e tampe a panela.

Cozinhando o peixe
Cozinhando o peixe

Agora é o tempo de cozinhar o peixe. Você pode regar o peixe com mais um fio de azeite de dendê, caso goste bastante. Dependendo o peixe que você escolher esse processo levará entre 20 e 30 minutos. Lembre-se que é só o tempo de deixar o peixe bem cozido.

Moqueca pronta!
Moqueca pronta!

Cozido o peixe (veja com um garfo para testar a consistência), você entra com o leite de coco e o tempero verde. Misture-o bem no molho e, assim que levantar fervura, estará pronto. Fácil, né?

Espero que gostem!

4 ideias sobre “Receita de Moqueca de Peixe”

  1. ola Daniel ,uma delicia, fiz e amei tds aqui comeram e aprovaram parabens,espero q/ obrigado
    continue divulgando mais delicias como esta …. obrigado.

  2. Se na moqueca ñ levar cuentro, ela jamais ficará com o sabor de moqueca original.
    A ñ ser que seja a Capixaba, que ñ leva leite de côco e nem dendê, mas é uma moqueca muito deliciosa que leva frutos do mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *