Temakeria Japesca: o melhor Temaki de Porto Alegre

No segundo semestre de 2010 eu li um tweet que agora a memória, que sempre foi uma das minhas qualidades, me trai e esqueci o autor, e que dizia: “e aí, você já abriu sua própria iogurteria hoje?” O temakeiro, ou sushiman, ou ainda samae-san, é o novo “sobrinho” repetindo o fenômeno de antanho com os frozen yogurts. Algumas iogurterias ficaram mal das pernas e fecharam dando lugar a novas temakerias que são a sensação do momento. Seja na capital ou interior você não precisa ir longe para experimentar este enrolado de nori com recheio de arroz de sushi e peixe cru enrolado em forma de cone. E geralmente um nome criativo e engraçadote acompanha o lugar.

Eu nunca fui muito fã de temakis. Nunca imaginei sair de casa só para comê-lo. Aproveitava que estava em algum rodízio ou festival de sushi para degustá-lo visto que em Florianópolis ele é bastante caro. Acho uma refeição um tanto quanto overrated quando se paga acima de R$15 num mero cone. Mas aí conheci a Japesca e a minha vida mudou. Sou outro cara depois do último sábado quando por indicação de vários amigos eu ignorei o fato de o Mercado Público Municipal de Porto Alegre ser um lugar bastante tumultuado e fui experimentar a tal da Japesca. Nada como um feriadão pra deixar o Centro Histórico mais atrativo.

Temakeria Japesca, Mercado Público de Porto Alegre
Temakeria Japesca, Mercado Público de Porto Alegre

O Temaki da Japesca é barato. É injusto dizer isso logo de cara sob risco de vocês pensarem que este é o fator preponderante para que se faça lá uma visita, mas preciso ressaltar que você pode comer lá a vontade sem ser assaltado. Um temaki de salmão, talvez o mais básico dos básicos, custa módicos R$5,50. Isto mesmo, você não entendeu errado: cinco reais e cinquenta centavos. Tal preço talvez tenha sua explicação na origem da própria empresa. A Japesca não é só uma temakeria como também tem no Mercado Público um Empório e duas peixarias. Em São Lourenço do Sul é, ainda, uma indústria pesqueira. Talvez aí esteja explicado o preço bem atrativo do negócio.

O ambiente é bastante movimentado. Não é um defeito, faz parte do contexto em que está inserido, o Mercado. Dos males o menor: o temaki fica pronto rápido. O lugar tinha bastantes clientes no momento da visita, tanto para comer ali mesmo quanto os que aguardavam pra levar “para viagem”. Conta com alguns balcões e bancos de madeira, com molho shoyu de diferentes tipos e wasabi a vontade.

O Cardápio
O Cardápio

Apesar do nome temakeria, além dos Temakis é possível comer outras iguarias japonesas como o sunomono de entrada (salada japonesa de pepino), a famosa sopa missoshiro e sushis.

No que tange o antedimento, também é necessário entender o contexto: Mercado. Lógico que isso não dá o direito de nenhum garçom ser ignorante contigo, mas não pense que você vai ter um maitre durante todo o serviço do teu lado puxando o saco. Não. É um pequeno restaurante dentro de um mercado público que vende uma das melhores comidas japonesas que já comi na vida a preços populares e que recebe um fluxo de pessoas enorme. Fui atendido muito bem, sem qualquer problema, com rapidez e cortesia necessária. Ponto.

Temaki de Haddock
Temaki de Haddock

Os temakis estavam uma delícia. Tanto o de haddock defumado quanto o que eles chamam de temahot, que é um temaki de salmão, cream cheese e cebolinha empanado inteiro e frito. Pude notar que os dois tinham peixe bastante fresco e sabor inigualáveis. O arroz do temaki é muito bem temperado, sempre na medida e o shoyu premium da Sakura coroa a refeição com bastante sabor.

Temahot: temaki de salmão, cream cheese e cebolinha empanado
Temahot: temaki de salmão, cream cheese e cebolinha empanado

Enquanto finalizo o post, e revejo a foto deste temaki muito crocante de salmão e queijo cremoso, salivo horrores.

Vale certamente uma visita!

Temakeria Japesca

  • Endereço: Mercado Público, s/n. Lojas 41, 43. Centro Histórico, Porto Alegre.
  • Telefone: não tem atendimento
  • Horário: de segundas às sextas-feiras, das 10h às 19h30. Sábados das 10h às 17h.
  • Aceita cartões: sim

3 ideias sobre “Temakeria Japesca: o melhor Temaki de Porto Alegre”

  1. Já ouvi falar muito bem da Temakeria e apesar de amar o Mercado Público, não encaro. Os “aromas” do Mercado simplesmente não combinam com comida japonesa, em minha humilde opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *