5 alimentos mais saudáveis pra curtir uma fossa

Não só a TPM, que causa um turbilhão de descompensações hormonais na mulher causando efeitos colaterais fortíssimos em seu organismo, mas também a tristeza de uma simples fossa é um grande indício de que o seu organismo está precisando de um pouco de serotonina. Serotonina é um neurotransmissor que cuida, dentre outras funções, o seu humor.

Quem nunca avançou num pote de sorvete quando teve um trauma emocional que atire a primeira pedra de açúcar.
Quem nunca avançou num pote de sorvete quando teve um trauma emocional que atire a primeira pedra de açúcar.

O açúcar tem a incrível capacidade de aumentar os níveis não só de serotonina, como também de dopamina, outro neurotransmissor. Então além do bom humor da primeira, temos prazer e motivação da segunda. E é por essas e outras que quando estamos tristes ou deprimidos nós recorremos a massas e doces. Os doces porque de forma mais rápida conseguimos aquilo que queremos, e as massas (como pão branco, macarrão etc) que no nosso organismo levam apenas alguns minutos pra virarem açúcares. A depressão, por exemplo, está fortemente ligada a deficiência de serotonina (5HT) e medicamentos pra alterações de humor como a fluxoetina agem diretamente nela.

Mas assim como a cocaína, LSD, cigarro e tantas outras drogas que utilizamos para obter prazer e compensar algumas faltas psicológicas, o açúcar também vicia. Com a vantagem que não de forma química, mas psicologicamente também vicia.

Você sente aquela vontade tremenda de comer doce após as refeições? Não passa um dia sem comer um bolinho, biscoito, chocolates depois do almoço? Você pode ser um viciado em açúcar. O problema do açúcar é que além de ele não ter valor nutricional nenhum – eu disse NENHUM, ele pode desencadear dentre outras mazelas a grande vilã diabetes e só quem a tem sabe do que precisamos fugir de fato.

Mas como conseguimos compensar os níveis de serotonina utilizando alimentos mais saudáveis?

1. Comece trocando o açúcar refinado pelo mascavo

O açúcar mascavo pode ser uma alternativa inicial, não pra se livrar do vício do açúcar, mas pra diminuir drasticamente o número de calorias e/ou começar a, pelo menos, ingerir mais nutrientes e aproveitá-lo melhor, caso você não consiga viver sem um adoçante. Isso porque apesar o número de calorias ser pouco menor que o refinado, o mascavo contém mais nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas B1, B2 e B6.

2. Grão-de-bico

Estudos indicam que o Grão-de-bico, uma leguminosa, é equivalente ao chocolate no efeito da reposição de serotonina ao seu cérebro. Além de ser uma excelente fonte de vitaminas, proteínas e sais minerais.

3. Frutas secas

Essas possuem também uma quantidade grande de tripofano, o aminoácido que tem capacidade de ativar a produção de serotonina, e também são muito saudáveis agregando valores nutricionais no consumo. Além disso, são naturais e não têm conservantes no seu desenvolvimento.

4. Vinho tinto

Se você não abre mão de tomar uns tragos quando está passando por uma fossa, prefira o vinho tinto. Isso porque além de menos açúcar e os benefícios já conhecidos com vinho como ser a bebida de longevidade agindo como um retardador do envelhecimento celular, os benefícios ligados ao coração e os efeitos bactericida da bebida, ele também é rico no tal do tripofano.

5. Prefira as carnes brancas

Carnes brancas são mais ricas em tripofano que as vermelhas, além do fato de a segunda categoria possuir mais fibras dificultando no processo digestivo dessa substância.

Aí você está perguntando: “como um cara que se diz churrasqueiro, adora carne vermelha e não faz questão de levar uma vida saudável quer que eu mude os meus hábitos alimentares e curta minha fossa diferentemente do que ele faz?

Te respondo: “chê, te fecha! se tu levou um galho o problema não é meu, eu só estou tentando ajudar. Se tu não quer, clica ali no xis“.

IMPORTANTE: alimentação saudável não é medicação nem este post serve como diagnóstico de NADA. Se você está com alguma doença ou tem sintomas que estão atrapalhando o teu dia-a-dia, procure um médico especialista e resolva isso com ele.

6 ideias sobre “5 alimentos mais saudáveis pra curtir uma fossa”

  1. Vinho tinto. Vinho tinto. Vinho tinto. E mais vinho tinto. 🙂

    Eu incluiria o chocolate amargo na lista. É mais saudável, libera bastante serotonina (como você lembrou) e geralmente a quantidade necessária para matar a vontade é menor. 😉

  2. Não curti o post.
    No início achei q fosse por causa dos últimos parágrafos, quando pareceu que o único motivo de alguma mulher ficar triste e se acabar em doce é levar um corno (hoje faz 2 anos da morte do meu pai e já perdi outras pessoas bem próximas, entristece bem mais), depois achei que fosse pq, já que vc curte mais os alimentos salgados, eu também posso te dar uma lista de salgados mais saudáveis.
    Mas agora sei o que é. É um motivo muito mais idiota, mas muito mais bem-educado.
    Não gostei do post pq não parece seu, Becher. Só os parágrafos polêmicos do final que parecem a tua cara.

    Beijos =************

    1. Querida Luiza,

      fico muito feliz por ter notado que este post realmente não era meu. Ou exatamente o era, onde brinco exatamente com uma coisa na qual acredito (que é a ciência) mas não pratico. E esse sou eu.

      Aliás, eu gosto muito de brincar de Galileu Galilei. Longe de mim ser comparado a ele. Me sinto uma anta perto de tantos cientistas normais, imagina um cara que no século 17 bateu na cara da igreja católica dizendo não apenas que a terra não era o centro do universo, mas que ela também rotacionava em volta do sol e… era redonda.

      Mas explico o porque de dizer que brinco de Galilei:

      Em 22 de Junho de 1633, Galileu enviou uma carta de abjuração ao Convento de Minerva, Roma. Ela dizia algo mais ou menos assim:

      “Eu, Galileu Galilei, filho do finado Vincenzio Galilei de Florença, com setenta anos de idade, vindo pessoalmente ao julgamento e me ajoelhando diante de vós Eminentíssimos e Reverendíssimos Cardeais, Inquisidores Gerais da República Cristã Universal, contra a corrupção herética, tendo diante de meus olhos os Santos Evangelhos, que toco com minhas própria mãos, juro que sempre acreditei, e, com o auxílio de Deus, acreditarei no futuro, em tudo a que a Santa Igreja Católica e Apostólica de Roma sustenta, ensina e pratica. Mas como fui aconselhado, por este Ofício, a abandonar totalmente a falsa opinião que sustenta que o Sol é o centro do mundo e que é imóvel, e proibido de sustentar, defender ou ensinar a falsa doutrina de qualquer modo; e porque depois de saber que tal doutrina era repugnante diante das Sagradas Escrituras, escrevi e imprimi um livro, no qual trato da mesma e condenada doutrina, e acrescendo razões de grande força em apoio da mesma, sem chegar a nenhuma solução, tendo sido portanto suspeito de grave heresia; ou seja porque mantive e acreditei na opinião que diz que o Sol é o centro do mundo e está imóvel, e que a Terra não é o centro e se move, desejo retirar esta suspeição da mente de vossas Eminências e de qualquer Católico Cristão, que com razão era feita a meu respeito, e por isso, de coração e com verdadeira fé, abjuro, amaldiçoo e detesto os ditos erros e heresias e de uma maneira geral todo erro ou conceito contrário `a dita Santa Igreja; e juro não mais no futuro dizer ou asseverar qualquer coisa verbalmente ou por escrito que possa levantar suspeita semelhante sobre minha pessoa;”

      Não sei se essa carta de abjuração era realmente verdadeira da parte dele, mas eu prefiro ter uma leitura romântica e achar que ele estava metendo o pau no papa. E foi exatamente o que eu fiz no último parágrafo, eu cumpri meu papel de dizer pros leitores o que a ciência diz, mas que eu realmente não pratico ou acredito que vá fazer uma enorme diferença na minha vida.

      Em tempo, meus mais sinceros sentimentos pela sua perda. Com o tempo ela ficará cada vez mais suportável, mas a capacidade de sentir te forna mais humana. Desabafe, coma porcarias, coma coisas saudáveis, na certeza de que cada um que por nós passar e sair será sempre uma lacuna, como uma cicatriz que vai fechar, mas vai deixar as suas marcas. É o processo da vida. E o meu respeito pelo seu pai, onde quer que ele agora habite, e tenho certeza que também é no seu coração.

      Abraço do amigo Becher 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *