TOP 5 Melhores churrascarias da grande Florianópolis

Se existe um prato (e se ele pode ser considerado um prato) que eu gosto é o churrasco. Apesar de ter dado um bom enfoque na culinária japonesa aqui no blog no último ano, é pelo bom e velho assado gaúcho que eu perco os pudores e libero os mais primitivos instintos na hora de comer. O prato não é novo, estima-se que a origem da preparação da carne desta forma é tão antiga quanto o domínio do fogo pela humanidade. Mas se há alguém que merece todas as honras para receber o crédito pela criação desta iguaria certamente é o gaucho, essa mistura de ibérico e indígena que habitava a região do pampa e que com maestria começou a transformar o gado selvagem do Uruguai, Argentina e sul do Brasil num dos pratos ícone desta cultura. Se lhes faltavam os instrumentos modernos e o conhecimento anatômico da Rês vacum que permitiu Marcos Bassi de reinar absoluto na categoria, certamente aos gauchos sobrava a melhor forma de comê-lo, ao redor do fogo, este agregador de pessoas e aquecedor de almas.

top5-carnes-poa-vermelho

Aqui reúno compiladas as que considero 5 melhores churrascarias de região da Grande Florianópolis. Diferentemente dos outros posts em que contemplo apenas a capital dos catarinenses, abro cancha para os municípios da região metropolitana, que é onde ficam as melhores churrascarias deste rincão e que ensinam que do lado de cá da ponte também existe boa gastronomia, e que neste caso, a Ilha deve muito à Terra Firme.

Antes, porém, é importante salientar que não há um ranking neste post. Resumindo: a ordem das churrascarias não é da melhor para a pior, nem o inverso. Todas as cinco churrascarias de Floripa são excelentes e merecem o mesmo “status” nesta list.

Churrascaria Riosulense

Uma das mais tradicionais e democráticas da cidade. Ali almoçam e jantam todos os tipos de pessoas: ricos, pobres, funcionários, patrões, cidadãos comuns, vereadores, prefeitos, anônimos, gente da TV. Uma verdadeira democracia gastronômica que, pelo preço convidativo dos seus pratos bem preparados e saborosos, reúne a mais completa diversidade social. Há quase meio século de existência, a Riosulense é tradicional porque neste período inteiro ainda faz o bom e velho assado campeiro, com a mesma receita de sempre sem perder a qualidade.

top-5-churrascarias-riosulense

Destaque para a Costela que é assada no vinho branco e chega a desmanchar na boca.

  • Endereço: Rua Evaldo Schaeffer s/n, esq. com a Rua Celso Bayma. Jardim Atlântico, Florianópolis.
  • Telefone: (48) 3240-1014
  • Aceita cartões: sim
  • Estacionamento: sim

Churrascaria Meu Cantinho

Tão tradicional quanto a primeira citada, o Meu Cantinho está na minha vida desde que me conheço por gente. Os sabores evoluem com o passar do tempo e as técnicas são cada vez mais apuradas, porém nunca perde o que transformou o restaurante num dos ícones da culinária gaúcha na cidade: a seriedade e o compromisso com essa tradição.

top-5-churrascarias-meu-cantinho

A picanha grelhada é uma excelente pedida!

  • Endereço: Rua José Gonzaga Regina Lima, 400. Kobrasol, São José/SC.
  • Telefone: (48) 3259.5757
  • Wifi: sim
  • Aceita cartões: sim

Costelaria Ponta D’Agulha

A única representante da Ilha de Santa Catarina na minha lista pessoal de churrascarias deveria ser considerada um ponto turístico de Florianópolis. Com uma carta enxuta mas muito saborosa, serve desde a tradicional janela de costela até cortes nobres como a picanha no estilo parrillero. Salada de maionese como acompanhamento é indispensável para acompanhar junto com uma boa cerveja especial da carta.

top-5-churrascarias-ponta-dagulha

Ir na costelaria e não comer uma ponta de agulha é uma ofensa. Pelo menos eu acho.

  • Endereço: SC 401, 7626 (km 8). Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis.
  • Telefone: (48) 3338-2850
  • Estacionamento: sim
  • Aceita cartões: sim

Tropilha Grill

A Tropilha Grill preenche uma lacuna que tínhamos aqui na cidade: carnes nobres num rodízio mais sofisticado. Não só as carnes que são servidas são deliciosas e muito bem preparadas no melhor estilo campeiro, como também o buffet de saladas e pratos quentes é de primeiríssima qualidade. A Tropilha é perfeita para levar amigos e parceiros de negócios para um almoço. Não há estômago ou contrato que não seja assinado depois de ver aquela costela assando numa redoma de vidro na frente da casa.

top-5-churrascarias-tropilha-grill

Experimentar a costela assada com 12 horas de fogo é imprescindível.

  • Endereço: Rua Cassol, Kobrasol, São José – SC.
  • Telefone: (48) 3035-5444
  • Aceita cartões: sim
  • Estacionamento com manobrista

Churrascaria Branger

A Branger é uma das poucas onde ainda é servido o tradicional rodízio de carnes com qualidade. A maioria delas já abandonou este formato por conta do desperdício de matéria prima e de dinheiro que é um risco deste modelo, mas por contar com uma clientela assídua e que faz fila na porta da churrascaria todos os fins de semana, ainda mantém viva a sua tradição. No “espeto corrido” são servidos os mais diferentes tipos de carne como picanha, maminha, alcatra, costela, coração de galinha, linguiças de vários tipos, queijo coalho assado e outros tantos quitutes que nos espetos ou no buffet fazem a alegria dos estômagos carentes de proteína.

top-5-churrascarias-branger

Não deixem de experimentar a picanha nobre, a parte mais macia da picanha que é servida ao ponto e faz sucesso nas mesas.

  • Endereço: Rua Jacob Weingartner, 4434. Centro. Palhoça, SC.
  • Telefone: (48) 3033-1911
  • Aceita cartões: sim
  • Estacionamento: sim

Espero que tenham gostado da minha seleção de churrascarias e #fikdik: churrascaria que serve lagosta, ostra, carne, sushi, sashimi, massas, risottos pode ser uma excelente fonte de comida, mas nunca uma típica e boa churrascaria!

40 ideias sobre “TOP 5 Melhores churrascarias da grande Florianópolis”

  1. Concordo com a sua seleção!!!
    Só não desconheço a Churrascaria Branger … a qual já foi para minha lista de lugares para conhecer! 🙂

    1. A Branger é daquele estilo churrascaria de domingueira, bem cheia sempre, garçons passando a todo vapor. Tem todo um folclore nela, mas poucos acabam gostando desse ritmo. Vai lá, é uma experiência boa, a comida é boa também.

  2. Ótima matéria Daniel. Primeira churrascaria que conheci quando vim para floripa foi a riosulense sempre tive a impressão de estar comendo em casa de tão aconchegante. Ótimas dicas, parabéns.

  3. Perdi as contas de quantas vezes fomos às churrascarias citadas. Mas mesmo assim fiquei com água na boca… kkkkk
    Essa lista, apesar de bastante conhecida, chega a ser insana de tão boa!
    Me convida pra fazer a “Via Sacra” nelas que eu me jogo.

  4. Unico problema das churrascarias de Floripa é o preço exorbitante! Querem eletizar! Morei desde 95 ai na ilha e nunca fui no Ataliba, pois me recusava a pagar a exorbitancia que cobravam, mudei ano passado aqui para Uberlandia/MG e a melhor churrascaria da cidade, chamada custa R$ 24,90 por pessoa, com cortes tradicionais, cortes especiais e um belo e vasto buffet. Lugar alto nivel ao acesso de toda populacão. E temos mais 3 outras churrascarias otimas na cidade, todas na mesma faixa de preco.

  5. Riosulense e Ataliba são as melhores de Floripa. Com um nível abaixo estão Meu Cantinho, Spettus, Tropilha Grill, Ponta D’Agulha. Em outro nível Branger em Palhoça, Zunino na BR282,. Agora importante destacas o churrasco do Lourival próximo da Igreja do Kobrasol. Lá serve em ambiente absolutamente caseiro excelente costela, mignon, liguiça, coração, costelinha de porco, chuleta e um buffet com sobremesas. Espaço para no máximo 40 pessoas. Agora, a melhor churrascaria do Brasil está em Brasília. Porcão não tem igual, lá serve de tudo com máxima qualidade.

    1. Oi Orlando! O Ataliba realmente é uma churrascaria muito boa, mas na minha opinião não tanto quanto estas 5 que elencaram nossa lista. Teríamos outras tantas para listar aqui, mas tive que escolher as 5. Talvez na próxima, quem sabe? 🙂 Obrigado pelo comentário, abraço!

    2. Também acho, comparar Ataliba com Meu Cantinho e Rio Sulense é covardia… só se o critério for de custo-benefício, pois o Ataliba é caro, mas que a qualidade é muito superior isso é difícil de negar.

      O Ataliba tinha decaído de qualidade no final dos tempos que estava na Beiramar, agora na nova sede está impecável. Talvez não tenham ido atualmente… porque uns 2 anos atrás tinha ido no Ataliba quando ainda era na beiramar e não tinha gostado.

      1. Isso pode ter acontecido mesmo, Leonardo. Desconfio que seja isso mesmo. Talvez faça algum dia uma visita a nova casa, embora a história me mostre que uma casa quando é ruim dificilmente volta a ficar boa e eu perco meu suado dinheirinho. Mas vou levar em conta voltar lá.

        Também acho que comparar Ataliba e Riosulense/Meu Cantinho é covardia. As duas melhores churrascarias da cidade (putz, entreguei!) realmente não têm comparação.

  6. A Branger é o desdobramento da antiga Zunino ? estou correto ? mamãe de um Iado e papai de outro ? ia muito a Branger aos domingos mesmo com aquelas imensas filas – ainda bem que aqueles sofás na entrada aguçavam ainda mais o apetite. Tropilha é inigualável e o Meu Cantinho capricha no atendimento desde a época do falecido Barni. Só não tive a oportunidade de ir ainda na Costelaria Ponta d’Agulha – mas fiquei intrigado com a foto atribuída a ela – aquilo é a janela ? porque ponta de agulha pra mim está no final dessa que reputo a melhor parte da costela. Em Brasilia, além do Porcão, tenho que o Fogo de Chão tem seu valor, mesmo com o pessoal sendo originário de Concórdia, Pato Branco e imediações – mesmo pilchados. Abraços e parabéns pelas escolhas indicações feitas.

    1. Oi Renato! Já ouvi alguma coisa nesse sentido também, mas não ao certo como foi. De qualquer forma, seja quem ficou com a Branger se deu bem, porque a comida do Zunino é intragável. Sobre a carne, é janela sim. Mas você pode pedir a ponta de agulha, se quiser.

  7. Qual foi o critério de escolha?

    Dessas aí TOP mesmo só o Tropilha Grill, que na minha opinião tem o melhor atendimento dentre todas as churrascarias da Ilha.. os garçons tem experiência até no exterior.

    Mas senti falta do Ataliba, Pegorini e do Spettus Fusion…

    Meu Cantinho acho bem fraco em qualidade, nesse estilo tem o Mein Haus é melhor (embora não tenha rozidio).

    A Churrascaria Branger tem um bom custo-benefício, acho que mereceu estar na lista. É importante diferenciar a Churrascaria Branger da Zunino… houve separação do casal e hoje onde tem o Brander é administrado pela ex-mulher do Zunino… já o Zunino ficou com o restaurante da BR (que é bem ruim por sinal). Então recomenda-se apenas a que hoje tem o nome Branger!!!

    1. O critério de escolha é o meu gosto, assim como todos os TOP 5 que publico. Eu levo em consideração a comida (principal ítem), o atendimento (ítem importante) e o serviço (ítem importante). Eu não levo em conta o preço.

      1. Sobre a lista de churrascarias que tu citas, acho válido, gosto é gosto e coisa e tal. Só não levei em consideração a Spettus porque não é churrascaria. Pode ser lagosteria, ostreria, sushizeria, mas churrascarias tá um abismo de distância.

  8. Adorei as dicas. O Ponta Dagulha é o que mais frequento mas quero experimentar os restaurantes mencionados. Engraçado que sempre acho que o Meu Cantinho tem carne com gosto de ervas finas rs, nunca gostei nem achei “o verdadeiro churrasco”. Tem um restaurante de carnes chamado Grelhados no Córrego Grande, um restaurante de bairro, bem família, que tenho ido bastante. Recomendo o prato com picanha. Beijo!

  9. A melhor dessas é a Branger, já fui em todas essas e outras da Ilha, mas nenhuma é igual, principalmente pelo preço e qualidade das carnes, não tem nada de muito chique, mas isso, para mim, não tem importância.

  10. Meu cantinho não considero churrascaria e sim uma casa de BIFES COM ERVAS, assim como Mein Haus que é uma cópia e muito mal feita.

    Riosulense é uma churrascaria boa, mas o local não ajuda muito, mesas e cadeiras antigas, ambiente um calor desgraçado.

    Ponta da Agulha nunca fui, mas pelos carros na frente é um “pega ratão”, pagar costela preço de filet mignon, não verá meu dinheiro nunca.

    Tropilha, tenta ser uma Fogo de Chão mas olha está longe… mas o preço perto.

    Moro em Floripa a muitos anos e frequentei o Ataliba desde quando se localizava em Coqueiros. É o mais próximo de uma churrascaria IDEAL aqui em Florianópolis.

    Galpão Pegorini (não citado nos TOP) era o churrasco tradicional “serrano”, mas me parece que agora virou Buffet Executivo.

    Outras Churrascarias citadas como Branger e Zunino é restaurante típico de Beira de BR, o chão é pura gordura, garçons suados, visão do inferno. Mas preço justo ao que é apresentado.

    Enfim… O Porcão Grill tentou se estabelecer em Floripa e algo deu errado… até hoje eu não sei, tentei ir um dia mas a fila era gigante, alguns dias depois amanheceu fechado.

    A vida segue… bom blog.

    1. Grande Rafael! pois eu acho a Riosulense charmosa. Ela não tem essa pegada grande rede de churrascarias, é das mesas e cadeiras antigas mesmo que os clientes gostam. Aliás, lá não é mais calor faz tempo, há uns 3 anos instalaram um bom sistema de climatização. O “bife com ervas” eu não entendi, até onde sei isso também é churrasco 😛

      Ponta de Agulha engana pelos carrões na frente. O preço é bom e serve uma das melhores costelas daqui. Aliás, bem comum aqui em Floripa carrões serem fachada pra coisa nenhuma.

      O Ataliba, de todas elas, é a pior disparada. Churrasco mais mal feito e caro.

      Churrascaria sempre terá gordura, se você não quiser pagar caro. Não existe mágica na matemática onde pouco dinheiro compra muita qualidade. Se você quer exigir muita qualidade, vai ter que dispensar uma boa grana 🙂

      1. Churrascarias à rodízio, eu quero dizer, só pra complementar. A gordura é normal onde espetos ficam bailando pra lá e pra cá. A não ser, é claro, onde possa ter alguém limpando toda hora, como o caso da Tropilha, onde um almoço custa R$70.

  11. Das citadas, Tropilha para mim é a melhor, sem contar com o atendimento… afinal, somos tão carentes nesse quesito aqui em Floripa! Fui na Spettus e nunca vi um buffet tão repleto de moscas, sem falar nos gerentes que estavam ali e nem sequer deram bola. Meu marido passou mal. Nunca mais voltei. Com relação ao Ataliba, não tive chance (e nem quero) de conhecer a nova sede na SC 401. Comprei um almoço no Groupon, onde dizia que não precisaria de agendamento, e ao chegar lá numa sexta feira ao meio dia, o restaurante estava fechado para o público, pois havia um evento. Assim, sem mais nem menos, nada no site nem no face… para mim, nada mais do que total desrespeito com o cliente. Acho que estão precisando de clientela mesmo para estar no Groupon. Jamais voltarei, tomara que feche. Abç.

  12. Oi Daniel,
    Esqueciste de Restaruante Meat Shop Grill em Floripa de propósito?

    Ache aqui a lista de churrascarias no seu site boa mas voces esquezeron de botar na lista “Restaurante Meat Shop Grill, Parrilla” eleito melhor Carne pela Revista Comer & Beber 2013 por as gostosas e suculentas carnes Certificadas Hereford. Exclusiva loja e restaurante Certificado Hereford. Nao é Eboi nao 🙂 he

    Confira o Site se quizer http://RestauranteMeatShopGrill.com.br e aqui a Revista Veja com a avaliacao do restaurante http://vejabrasil.abril.com.br/santa-catarina/restaurantes/meat-shop-grill-42375

    Só um comentário,
    Ataliba ultimamente está muito ruim mesmo.

    1. Oi Adolfo! Não esqueci, não. Já visitei a casa duas vezes, inclusive, e tem até review aqui. Muito boas as carnes oferecidas lá. Só não acho que ela se enquadre no quesito churrascaria. É uma casa de carnes, sim, mas não é o estilo churrascaria como conhecemos aqui. Obrigado pela visita e pelo comentário!

  13. Daniel,
    Acho sim que nao enquadra pelo jeito e tradicao de Brasil, mas churrasco e churrasco. Sao varios cortes na grelha cozinhados ao fogo, saborosos, suculentos e macios acho. Voce que acha?
    Eu lhe escrivi pelo link Contato.. mais comprido.
    Abraco

  14. O!!lá Daniel
    Parabens pela materia…
    Sou do Rio de Janeiro e moro a pouco tempo em Floripa, por sinal moro praticamente de esquina com a Riosulense, nao conheço os outros lugares, mas eu nao consegui ainda descobri um lugar como tem muitos no Rio …rodizio de pizzas e carne juntos, voce tem alguma dicaAqui pelo Jardim Atlantico, Estreito..estou com vizita do Rio que quer ir a um lugar assim …
    Obrigada
    bjnhos

  15. Oi eu queria informações sobre onde comer aquele churrasco gaucho que eu vejo tanto falar. no fim as discussões foram tantas que eu continuei sem saber onde ir. e pela discussão de preços fiquei até com medo. lembrando sou de sao paulo. la e espeto corrido e fui na argentina que e na grelha assim como em montevideu

  16. Daniel, eu tenho lido seu blog no anonimato faz um tempo e, gosto bastante de sugestões e comentários feitos por aqui!

    Das listadas, fui na Riosulense quando era na Fulvio Aducci quando eu tinha meus 9 anos (hoje tenho 29), e lembro que era boa, enquanto que, na Meu Cantinho, fui faz uns 15 anos também. Nesta última, não gostei tanto assim, achei o atendimento grosseiro no geral (assim como comentários maldosos dos garçons quanto a peso e aparência dos clientes que fiquei sabendo recentemente).

    O Ataliba sim, melhorou bastante, até com um pianista no hall, com carnes bem preparadas e afins, mas, como foi dito por ti… churrascaria com sushi já não é mais tão churrascaria assim…

    As demais desta lista, que eu fui, apenas o Tropilha e adoro, recomendo demais. Só considero uma pena eles não abrirem mais para a noite de Natal (como eu costumava levar meus pais depois da minha avó ter falecido) porque os garçons se recusam a trabalhar na referida data.

    No entanto… Uma churrascaria que fechou, e eu lembro de ter um grande custo/benefício (não sei se você chegou a ir nela) era o Laudelino. Não tinha muita variedade, mas, as carnes em si, sempre eram muito bem preparadas e suculentas. Uma pena do dono decidir ter fechado as portas e apenas alugar o espaço a terceiros…

    1. Oi Julio, beleza?

      Cara, estava lendo normalmente o teu comentário até o último parágrafo. Mas aí você citou o famoso LAUDELA e não teve não escorrer uma lagriminha de canto de olho. Bah, que saudade daquele lugar! Restaurantes como o Laudelino não deviam nunca fechar. Obrigado pelo comentário e pela nostalgia da melhor carne da região durante muito tempo! 🙂

  17. Daniel… Laudelino era onde os funcionários da CELESC iam almoçar!

    E meu pai usava o VR da CELESC comigo e a minha mãe lá! Todo domingo íamos e aproveitávamos (ou sábado à noite, mas, raramente).

    Eu cresci indo lá, até os meus 11, 12 anos….

  18. Olá Daniel, percebi que temos pelo menos duas coisas em comum: também trabalho na área de T.I., no PJSC e ADORO churrasco!!
    Preciso de uma dica sua: moro no Sul do Estado e dia 20-08-2016 me formo em Direito pela Unisul. A solenidade acontecerá no Centrosul, em Floripa. Preciso de uma dica de churrascaria para jantar com meus convidados (20 pessoas). Somos pessoas simples, mas gostamos de comer bem. Quero escolher um lugar que ofereça música ao vivo. Pode ser fora de Floripa. Alguma dica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *