WineTag – uma rede social de apreciadores de vinhos

Eu sou um péssimo bebedor, confesso. De bebidas alcoólicas eu não manjo nada. Recentemente odiava o gosto da cerveja e o vinho que não fosse desses coloniais bem doces eu fazia cara feia. Mas aí você faz certas amizades que te levam pro mal bom caminho e compartilham contigo algumas experiências na área, e então você começa a experimentar paladares nunca antes desbravados nestas coxilhas (isso soou meio Veríssimo).

Esses dias por exemplo eu estive na Galeteria da Mama, em Florianópolis, e o amigo Marcelo Cardoso, vulgo BillOgro, sugeriu um vinho chamado Naturelle (Casa Valduga, 2009). E então eu olhei com outra perspectiva pra essa bebida tão emblemática e cheia de mistérios e nuances. De lá pra cá, tenho experimentado alguns rótulos e safras e mesmo sem entender de retrogosto, bouquet, acídulos, floral, fazer exames olfativos, visuais e gustativos, tenho apreciado e aprendido a diferenciar uma coisa da outra.

Winetag - Rede Social sobre Vinhos
Winetag - Rede Social sobre Vinhos

Mas graças à Internet e as suas inenarráveis ferramentas conseguimos avançar mais rapidamente nas informações. Um bom exemplo disso é a Winetag que conheci xeretando a AppStore do iPhone, é uma rede social para degustadores e entusiastas de vinhos. Baixei o aplicativo, fiz um cadastro muito rápido e saí vasculhando o que há de bom (e possivelmente barato) nessa área.

Na rede você pode cadastrar a sua adega, inserir vinhos de novas safras, fazer avaliações dos rótulos, debater sobre a degustação, sugerir pra alguém etc. Caso você não saiba o nome de um vinho que você procura, dá pra fazer a busca por vinícolas, uvas, características do vinho e pode ainda localizar restaurantes por endereço ou pela proximidade das suas coordenadas de GPS. É possível também achar lojas especializadas para comprar os vinhos em questão.

Mas um recurso que chamou muito a minha atenção é o uso de QR Code pra facilitar a identificação do rótulo e localização do cadastro do vinho com as avaliações.

No site da rede social aparece a imagem com o código (ou em qualquer outro local que utilize o padrão) e você lê com a câmera do iPhone…

Leitura do QR Code do rótulo
Leitura do QR Code do rótulo

… e em instantes ele retorna o cadastro do vinho:

Cadastro do rótulo na Winetag
Cadastro do rótulo na Winetag

Não é feitiçaria, é tecnologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *